Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
ATENDIMENTO

Nova unidade da Delegacia da Mulher é inaugurada na Zona Sul de Manaus

Unidade fica no bairro Colônia Oliveira Machado, no mesmo complexo da 1ª Seccional Sul, do 2º DIP e da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor



Foto_-_Bruno_Zanardo_662C7FA7-BCC0-4A9E-AE6E-896BF5CFC1DA.jpeg Foto: Bruno Zanardo/Secom
02/10/2019 às 19:50

A terceira Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus, foi inauguada nesta terça-feira (2). Instalada no complexo de segurança que também abriga a 1ª Seccional Sul, o 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), a unidade reforça a rede de proteção à mulher, que conta com outras duas delegacias especializadas nas zonas Centro-Sul e Norte da capital.

A nova Delegacia da Mulher vai atender vítimas de crimes ocorridos nas zonas Sul e Oeste, das 8h às 17h. Depois desse horário e nos finais de semana e feriados, o atendimento ocorrerá na sede da Delegacia da Mulher, no bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul, que atua com plantão de 24 horas.



“Os serviços que vão ser feitos aqui são os mesmos que são oferecidos nas outras unidades, que é o atendimento a essas vítimas, análise dos fatos, confecção de B.O., instauração de procedimentos, atendimento a essa mulher vítima e, caso ela precise de atendimento psicossocial, ela vai ser encaminhada aos profissionais da área”, pontuou a delegada Ivone Azevedo.

Durante inauguração, o governador Wilson Lima falou que trata junto ao Governo Federal a volta da Casa da Mulher, “para que possa ser esse abrigo, esse espaço em que a mulher possa ter esse acolhimento, na capital e no interior”.

Dados

 De janeiro a julho de 2019, foram registrados 68.331 crimes tendo mulheres como vítimas, segundo dados Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

O número é 20% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 11.443 crimes de violência contra a mulher. Nos primeiros sete meses deste ano, os casos de violência doméstica chegaram a 15.199.

Interior

No interior há Delegacias Especializadas de Polícia e Delegacias Interativas - voltadas ao atendimento de ocorrências relacionadas a mulheres, idosos e crianças – em dez municípios: Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Lábrea, Eirunepé, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Coari. A rede especializada deve ser ampliada, com a instalação de unidades especializadas em municípios-pólo.

Além disso, no início de agosto foi inaugurada a primeira unidade do Serviço de Apoio a Mulheres, Idosos e Crianças (Samic), no município de Itacoatiara. Outras seis unidades estão sendo planejadas para o interior do Estado.

Tanto em Manaus quanto no interior, todas as delegacias estão aptas a receber denúncias de crimes de qualquer natureza, ainda que não sejam unidades especializadas.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.