Publicidade
Manaus
MUDANÇAS

Novas placas de carros no padrão Mercosul entram em vigor no Amazonas em dezembro

Determinação dos órgãos nacionais liberou o uso das novas placas a partir deste mês. Somente carros 0km terão o novo modelo, pelo mesmo valor do atual 13/09/2018 às 11:39 - Atualizado em 13/09/2018 às 12:43
Show placa1 153e9143 9cec 4c5a b9cc ea8c4a93ef33
Cecília Siqueira Manaus

A partir de 1º de dezembro, veículos do Amazonas devem seguir o mesmo modelo de placas dos países que fazem parte do Mercosul. A medida segue resolução editada por órgãos nacionais de trânsito. 

Segundo o diretor técnico do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá, a tratativa já vem sendo discutida ao longo de vários anos e deve ser efetivamente implementada em todos os estados brasileiros até 2023.

 "É a resolução 729, alterada pela 733, editada pelo  Conselho Nacional de Trânsito  (Contran) com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Não é uma inovação ou fruto de ideias de órgãos estaduais, é uma imposição do Contran com Denatran", enfatizou.

De acordo com Rodrigo, o novo modelo não deve ter visto extra aos proprietários de automóveis e terá custo de R$ 220, valor que já vigora na identificação atual.  "A obrigatoriedade é para novos veículos, mudança de propriedade, quem vai trocar de cidade ou de categoria. Os carros novos, já sairão com o novo modelo. Mas se os proprietários não forem fazer a troca de veículo ou alguma alteração dessas pontuadas, não será preciso se adequar", informou.

Pela determinação dos órgãos nacionais, as novas placas passaram a ter validade no Brasil desde o dia 1º deste mês. Tais placas, que já são usadas na Argentina, apresentam algumas novidades, como a ausência de lacre e o uso de chips e QR Codes, que deverão ajudar a identificar veículos roubados ou clonados no Mercosul – no Amazonas as placas não terão chips, apenas QR code. As novas placas terão, ainda, quatro letras e apenas três números, contra as três letras e quatro números existentes hoje. 

Publicidade
Publicidade