Publicidade
Manaus
ASSEMBLEIA

Novato, Delegado Péricles vai comandar Comissão de Constituição e Justiça

Comissão é uma das mais cobiçadas da Casa, por ser a primeira a analisar qualquer projeto, podendo inclusive derrubá-lo. Veja lista das composições 31/01/2019 às 14:25 - Atualizado em 31/01/2019 às 14:25
Show pericles1 5ab93e59 224d 4fb2 aa3b c8fa32114bfb
(Foto: Divulgação)
Larissa Cavalcante Manaus

Além dos nove cargos na Mesa Diretora, os deputados estaduais se mobilizam para garantir o comando das 24 comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Esses colegiados se encarregam de temas como  saúde, educação, segurança, finanças e obras públicas. O deputado Josué Neto (PSD), único candidato à presidência da Casa, revelou a lista, quase completa, da composição das comissões.

O comando das comissões temáticas historicamente reflete o reduto eleitoral do parlamentar. O mais cobiçado deles é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJR), órgão responsável pela primeira análise de qualquer projeto, com poder inclusive de derrubá-los. Josué afirmou, com exclusividade, que a CCJR será presidida pelo deputado Péricles (PSL), estreante na ALE-AM, e terá como um dos membros o deputado Serafim Corrêa (PSB).

“A definição da composição das comissões partiu de colegas que iniciaram conosco (a campanha à presidência) e, entre si, já se alinharam nas Comissões. A presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Pesca está sendo conversada entre o deputado Dermilson Chagas (PP) e Augusto Ferraz (DEM)”, anunciou Josué.

Conforme Josué, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), realiza a análise técnica das emendas, apresentadas pelos deputados, à Lei Orçamentária do ano subsequente, ainda não apresenta definição. Na legislatura (2016-2018), Josué esteve à frente da CAE.

Josué disse que foi necessário desmembrar uma comissão dando origem a Comissão de Comércio Exterior, Mercosul e empreendedorismo e quem estará à frente é o deputado Adjunto Afonso (PDT).

Ainda falta ser anunciado o comando das comissões de esporte, assistência social, cultura, direitos humanos, defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, assuntos indígenas, entre outras.

Confira abaixo as comissões com composição definida:

Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos (COPSP) - Belarmino Lins (PP) segue no comando.
Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento (CGEO) - Sinésio Campos (PT) permanece na presidência.
Comissão de Saúde e Previdência (CSP) - será presidida pela deputada e médica Mayara Pinheiro (PP) e na vice-presidência Ricardo Nicolau (PSD). Até a legislatura 2016-2018, Nicolau esteve no comando.
Comissão de Educação (CE) - terá no comando a deputada Therezinha Ruiz (PSDB), professora e ex-secretária municipal de educação, e na vice-presidência o deputado e professor Sinésio Campos (PT).
Comissão de Assuntos Municipais e Revisão Territorial (CAMRT) -  será presidida por Fausto Junior (PV) 
Comissão de Segurança Pública (CSP) - O deputado Cabo Maciel (PR) segue no posto de presidente e o delegado Péricles (PSL) assume vice-presidência.
Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca - terá como presidente Wilker Barreto (PHS) e como vice-presidente Adjunto Afonso (PDT).
Comissão de Turismo e Empreendedorismo (CTE)  - assume o comando Felipe Souza (PHS).
Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso (CMFI) - Permanece a deputada Alessandra Campelo (MDB).
Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) - será presidida por Roberto Cidade (PV).
Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) - será presidida pelo deputado João Luiz (PRB) e terá como vice Abdala Fraxe (Podemos). 
Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável - será comandada pela deputada Joana D'Arc (PR). No mandato de vereadora, Joana defendeu a bandeira da causa animal.
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação  (CCTEC) - permanece na presidência o deputado Serafim Corrêa (PSB).

Publicidade
Publicidade