Publicidade
Manaus
Manaus

Novo acesso à Ponta Negra pretende 'desafogar' o trânsito

Via de acesso, através da Estrada do Turismo, tende melhorar o trânsito no entorno da Ponta Negra em dias de grandes eventos. O Réveillon será o primeiro teste 29/12/2014 às 12:33
Show 1
A ponte Octávio Beleza Câmara é de mão dupla, mas se transformará em via de mão única quando houver grandes eventos, privilegiando quem sai da Ponta Negra
juliana geraldo Manaus (AM)

Após oito meses de obras, foi inaugurada no último sábado a ponte Octávio Beleza da Câmara. A estrutura de 55 metros de extensão e 15 metros de largura cria oficialmente um novo acesso à Ponta Negra através da Estrada do Turismo, na Zona Oeste.

De acordo com o Prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, que inaugurou a via de acesso, a obra vai servir aos moradores da região e também atender as necessidades de escoamento de veículos do Complexo Turístico da Ponta Negra, em especial, em dias de grandes eventos.

“Essa era uma intervenção necessária porque em dias de grandes eventos se tornava inviável o rápido deslocamento e esvaziamento do público da Ponta Negra. Essa ponte liga a Ponta Negra ao condomínio Alphaville, levando até a avenida do Turismo e, de lá, para o Aeroporto Eduardo Gomes, Centro ou de volta à Ponta Negra”, explicou Artur Neto.

O primeiro grande teste da nova ponte será durante a festa de Réveillon organizada pela Prefeitura de Manaus para a noite de quarta-feira. O acesso foi construído temporariamente como forma de amenizar o grande fluxo de veículos saídos do Fifa Fun Fest, alocado no Complexo Turístico da Ponta Negra durante a Copa do Mundo.

Com o êxito da ação, a prefeitura resolveu tornar a ponte definitiva e passou a fazer os ajustes necessários. Além do aparato para garantir a segurança, a ponte, que passa sobre o Igarapé do Gigante, também recebeu o plantio de 395 novas mudas. A obra foi feita em concreto, com pavimentação asfáltica em brita, contemplando passeio para pedestre e, futuramente, quando se concluir o projeto da ciclovia do conjunto Alphaville a criação de uma ciclofaixa.

Acesso

Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, a ponte estará aberta, em ambos os sentidos, em dias normais, e, em mão única, nos dias de grandes eventos privilegiando a saída da Ponta Negra.

Em dias comuns, o condutor que segue o sentido Turismo/Ponta Negra deve acessar a alameda Thales Loureiro (Alphaville), passar pela ponte, convergindo na alameda Japão e, em seguida, na alameda Líbia, até chegar na avenida Coronel Teixeira (Ponta Negra).

Quem dirige no sentido oposto, Ponta Negra/Turismo, deve acessar a alameda Alasca, em seguida a Egito, passando pela ponte e saindo na alameda Thales Loureiro (Alphaville), até a avenida do Turismo.

O Manaustrans sinalizou toda estrutura e vias de acesso para orientar os condutores Além disso, agentes de trânsito estarão no local, durante os primeiros dias de funcionamento, para ajudar no fluxo de veículos.

Publicidade
Publicidade