Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
AMEAÇA

Novo ataque à ZFM: Bolsonaro quer reduzir imposto de produtos de informática

Caso aplicada, medida afetaria diretamente empresas do setor instaladas na Zona Franca de Manaus



BOLSONARO_D89D6A58-CC85-4CF2-8510-0424079DD866.jpg Foto: Divulgação
16/06/2019 às 21:07

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em uma postagem no seu Twitter, neste domingo (16), que o governo estuda a possibilidade de reduzir de 16% para 4% os impostos sobre importação de produtos de tecnologia da informação, como computadores e celulares. A medida, caso aplicada, afetaria diretamente empresas do setor instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM). 

Segundo o presidente, a medida é “para estimular a competitividade e inovação tecnológica”. “Avaliaremos também a possibilidade de reduzir impostos para jogos eletrônicos”, acrescentou Bolsonaro, em outro tuíte.

 

 

O presidente informou que o caso está sendo pesquisado e analisado pelo Ministério da Economia, de Paulo Guedes, o mesmo que em abril deste ano declarou, em entrevista à Globo News, que poderia privilegiar outros estados do Brasil zerando impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Após a declaração polêmica, ele voltou atrás no caso durante reunião com a bancada amazonense. 

No início deste mês, o governo já havia causado outro “atrito” ao anunciar o Plano Dubai, uma proposta que estabelece a diversificação da matriz econômica da Região Norte do Brasil, de acordo com informações divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo. Dados da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Governo Federal, indicam que a ideia é adotar o modelo que Dubai fez, ao oferecer suporte para atividades por um período de 50 anos, tendo como ênfase projetos vinculados a cinco polos: biofármacos, turismo, defesa, mineração e piscicultura. 

Outra ameaça que o modelo ZFM sofreu neste ano foi no processo em relação ao creditamento do IPI na entrada de insumos provenientes da ZFM. No entanto, por seis votos a quatro o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito do Amazonas de gerar o crédito de IPI para empresas de outros estados que comprarem produtos ou insumos da ZFM.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News rafael seixas f19bfc74 2a6d 4824 91e0 ea63ab017774
Editor do Portal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.