Publicidade
Manaus
Moderno

Novo sistema para emissão de carteiras de trabalho é implantado no Sine Manaus

O sistema vai funcionar em todos os postos de atendimento da instituição na cidade e terá verificação com base de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios. O objetivo é dar mais segurança ao processo de emissão do documento e evitar fraudes 08/06/2016 às 17:41
Show trabalho 696
Os treinamentos para que os servidores se adequem ao novo sistema ocorrem em dois períodos: de 13 a 15 e 16 a 19 de junho / Foto: Divulgação/CNARTS
Acritica.com Manaus (AM)

Manaus implantará, a partir deste mês, o novo sistema para emissão de carteiras de trabalho. Tido como mais moderno e bem mais seguro para o trabalhador, o CTPSWEB 3.0 começa a ser implantado nesta sexta-feira, 10, no Sine Manaus, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A medida atende a uma determinação do Ministério Público Federal (MPF) e é feita em todo o País, após auditorias realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O novo sistema vai funcionar em todos os postos de atendimento da instituição na cidade e terá verificação com base de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios. O objetivo é dar mais segurança ao processo de emissão do documento e evitar fraudes.

Pelo CTPSWEB 3.0, as informações serão autenticadas no ato do atendimento, quando será tirada a foto do trabalhador, além de coletadas as digitais e a assinatura. “Agora teremos um quite com captura de imagem, que será feita on line pela Superintendência do Trabalho”, informou o diretor do Sine Manaus, Murilo Cunha.

Para efetuar a migração ao novo sistema – prevista para ocorrer entre sexta-feira e domingo (12), inclusive nas agências do Ministério do Trabalho e outros locais que emitem o documento –, o Sine Manaus irá suspender o serviço de expedição de CTPS, a partir desta quinta-feira, 9.

Os treinamentos para que os servidores se adequem ao novo sistema ocorrem em dois períodos: de 13 a 15 e 16 a 19 de junho. “Com a mudança, o prazo de entrega da carteira ao cidadão vai ser definido nos treinamentos”, frisou Murilo Cunha.

Convênio 

O Sine Manaus é administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), via convênio federal firmado com o MTE.

Na capital, a instituição atua nas áreas de cadastro dos trabalhadores; orientação; intermediação de mão-de-obra; atendimento a Pessoas com Deficiência (PCD); qualificação profissional; telecentro; Seguro-Desemprego Formal; Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal e emissão de Carteira Profissional (CTPS).

Recorde

Somente nos quatro primeiros meses do ano o Sine Manaus realizou mais de 82 mil atendimentos. No dia 1º de maio, data comemorativa ao Dia do Trabalhador, o órgão já havia batido outro recorde, com 2,2 mil pessoas atendidas em um único dia.

Além da agência do Centro, o Sine Manaus atende na Cidade Nova e nos anexos instalados nas Galerias Espírito Santo e dos Remédios, e na Agência de Desenvolvimento Local (ADL) Cajual, localizada no Morro da Liberdade, zona Sul.

Publicidade
Publicidade