Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Manaus

O aprendizado mudando a vida das pessoas

Movimento de Alfabetização MOVA Brasil está ajudando a mudar a história de milhares de brasileiros como seu Raimundo Sá, que aprendeu a ler depois de idoso, frequentando as aulas promovidas pelo projeto



1.jpg Raimundo Sá veio para Manaus ainda criança, mas só depois de idoso entrou em uma sala de aula
15/09/2012 às 20:05

Os olhos de seu Raimundo Amaral de Sá brilham de maneira especial quando ele consegue, desenhando letra por letra, escrever o próprio nome. Morador da antiga Colônia dos Hansenianos, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste, seu Raimundo não sabe nem dizer sua idade ou o lugar onde nasceu, mas agora, todo orgulhoso, pode assinar o nome. Isso só é possível porque ele e um grupo de moradores do bairro frequentaram a sala de aula aberta pelo Movimento de Alfabetização MOVA Brasil, que há dez anos contribui para a redução do analfabetismo no Brasil.

Na última sexta-feira, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, Praça 14, Zona Sul, seu Raimundo e dezenas de estudantes de algumas das 135 salas de aula que funcionam em oito municípios do Estado, reuniram-se para discutir e “prosear” sobre o projeto. A felicidade dele era única, mas o ato de aprender a ler na idade adulta também  está deixando alegres, atualmente, 3.849 educandos no Estado, informou Luiz Marine, 50, coordenador pedagógico nacional do projeto.

A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa.


Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.