Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
NOVO ESPAÇO

OAB inaugura brinquedoteca na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente

A sala conta com livros e brinquedos arrecadados pelo Grupo de Escoteiros La Salle, além de ar condicionado,  TV e DVD, frutos de doações de membros da OAB/AM.



_MG_3778.JPG Novo espaço na delegacia foi inaugurado nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)
20/12/2016 às 09:15

A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) agora possui um novo espaço de atendimento às vítimas que passam pela unidade. A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas realizou, na tarde desta segunda-feira (19), a entrega da brinquedoteca, espaço que foi reformado a partir da parceria da OAB/AM com a Polícia Civil.

Durante a inauguração, estiveram presentes a vice-presidente da OAB/AM, Adriana Mendonça, membros da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Seccional e respectiva presidente, Thandra Pessoa de Sena, o Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Izair Soares, a delegada titular da DEPCA, Juliana Tuma e o Grupo de Escoteiros La Salle.

Com o objetivo de oferecer um espaço mais tranquilo e adequado às necessidades das crianças e adolescentes que aguardam o atendimento, a sala conta com livros e brinquedos arrecadados pelos escoteiros, além de ar condicionado,  TV e DVD, frutos de doações de membros da OAB/AM.

De acordo com Alexandre Alves de Almeida, chefe do grupo de escoteiros La Salle, a iniciativa de arrecadar as doações faz com que os jovens cresçam e aprendam como ajudar as pessoas e a comunidade. “Nossa contribuição começou com a campanha trazida pelo nosso chefe maior, o advogado Fernando Borges, que nos apresentou a iniciativa, e então passamos a estimular as crianças a saírem na comunidade e na vizinhança para arrecadar as doações”, disse.

Durante a entrega da sala, a vice-presidente da OAB/AM, Adriana Mendonça, falou sobre a parceria da instituição com a Polícia Civil e sobre a satisfação em concluir o projeto. “Em uma de nossas visitas à delegacia ficamos imaginando de que forma poderíamos ajudar a minimizar o sofrimento dessas vítimas, e essa sala lúdica tem o como objetivo dar esse apoio e oferecer melhores condições de atendimento. Fizemos essa reforma com muita dedicação e carinho,  e estamos a disposição para contribuir com a Polícia Civil no que pudermos”, ressaltou.

Thandra Pessoa aproveitou a ocasião para agradecer a atual gestão pelo apoio à causa da proteção à criança e ao adolescente. “Quero agradecer a Adriana Mendonça e ao presidente Marco Aurélio Choy, que desde o início dessa gestão apoiaram a causa. Essa é a primeira vez que a OAB/AM tem uma comissão específica sobre esse assunto, estamos fazendo história e deixando nossa marca, ainda temos muito a fazer enquanto sociedade civil, mas é nossa contribuição inicial para um movimento muito maior”, disse a advogada. 

Titular da delegacia especializada, Juliana Tuma agradeceu a parceria com a Ordem e ressaltou a importância do novo espaço no processo de atendimento às vítimas. “Essa é uma iniciativa louvável da OAB, que chamou para si essa responsabilidade de criar e dar manutenção a brinquedoteca, que tem como objetivo amenizar o sofrimento dessas crianças e adolescentes que agora terão um lugar mais humano para aguardar as oitivas e avaliação psicossocial. Essas vítimas já vem de um trauma, e ter um ambiente mais adequado para recebê-las será de grande valia tanto para elas, quanto para o desenvolvimento do nosso trabalho policial como um todo”, concluiu.

*Com informações de assessoria

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.