Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Manaus

Obra de estação de tratamento de esgoto incomoda moradores do conjunto Rio Xingu I e II

A obra está sendo feita em frente à entrada do conjunto, onde, além de ser uma das poucas áreas verdes do conjunto, é também uma área hospitalar



1.jpg De acordo com moradores, a obra vem causando transtornos e criou um enorme buraco, que pode virar foco do Aedes
05/03/2016 às 09:18

Moradores do conjunto Rio Xingu I e II, bairro Compensa 2, Zona Oeste, estão solicitando que seja embargada uma obra de construção de estação de tratamento de esgoto que está sendo realizada pela Manaus Ambiental. A obra está sendo feita em frente à entrada do conjunto, onde, além de ser uma das poucas áreas verdes do conjunto, é também uma área hospitalar.

Segundo os moradores, a área é particular e pertence ao conjunto e eles alegam que, aos poucos, estão perdendo várias áreas próximas dedicadas ao lazer para a construção de outras obras e só o que resta é esta pequena área verde.

Os moradores temem que o local se transforme em um bueiro a céu aberto, como em tantos outros locais de Manaus. “Não sabemos se existe o laudo de impacto da vizinhança desta obra, que pode ocasionar prejuízos humanos, morais e materias para população. Nunca fomos comunicados, ninguém nos procurou para informar da construção desta obra. Ninguém da Manaus Ambiental até hoje mostrou algum projeto referente a esta obra”, relata uma moradora, indignada .

“Cedemos áreas que antes pertenciam ao conjunto e hoje se tornaram públicas, como a área onde foi construída a escola Senador Flávio Brito, a garagem do Tribunal de Justiça, a Maternidade Moura Tapajós e a Unidade Básica de Saúde Leonor de Freitas. Tendo sobrado somente a pequena área verde em frente ao conjunto, onde, no fim do ano passado, foi inaugurada a quadra de esportes, que foi revitalizada”, disse a moradora Lurdes Cruz, 48 que mora há mais de 20 anos no conjunto.

Ela afirma que a obra vai prejudicar os moradores, que não concordam com a execução dela. “Só pelo fato de ser uma obra que mexe com esgoto e próxima a uma maternidade e uma UBS já seria motivo suficiente para ela nem ter início e não ter autorização ambiental para tal. Nossos imóveis irão desvalorizar com um bueiro a céu aberto bem na entrada do nosso conjunto”, reclamou.

Buraco

Outros moradores contam que os trabalhadores da construtora Carraro - empresa contratada pela Manaus Ambiental que executa a obra no local - deixaram um imenso buraco no local, que virou criadouro de mosquitos. “Eles simplesmente acabaram com a área verde do local, derrubaram árvores e também deixaram muito lixo e barro no local”, disse um morador que não quis se identificar.

Na última quinta-feira, pelo menos 75 moradores participaram de uma reunião com três representantes da Manaus Ambiental. Na ocasião, os residentes do conjunto solicitaram, mais uma vez, a paralisação das obras mais, alegando que estariam sendo prejudicados. No entanto, os representantes disseram que vão dar continuidade à obra porque ela é necessária e vai beneficiar não apenas o conjunto como toda a redondeza.

Benefícios devem ser maiores

Por meio da assessoria de imprensa, a Manaus Ambiental informou que a estação de tratamento de esgoto que está sendo construída beneficiará os moradores do conjunto habitacional Xingu e adjacentes, contribuindo com a melhoria do meio ambiente e a saúde pública.

Segundo a empresa, a construção da estação de tratamento de esgoto nessa área, reduzirá os impactos ambientais no igarapé do Franco, levando o esgoto diretamente para o local adequado.

Esse investimento faz parte de um grande plano de ação aprovado pela Prefeitura de Manaus para ampliar a cobertura de tratamento de esgoto da capital.

A concessionária reitera que reuniu com os moradores para explicar os procedimentos da obra e que tomou todas as medidas legais para iniciar a construção da estação e reforça ainda, a importância de uma rede coletora de esgoto para o meio ambiente e população.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.