Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Manaus

Obra na Avenida das Flores continua inacabada e sem previsão

Além da retirada dos maquinários das obras da Avenida das Flores, moradores do entorno reclamam da falta de segurança



1.png Mesmo sem autorização, veículos são vistos com frequência trafegando nas obras inacabadas da avenida das Flores
03/05/2015 às 19:13

As obras na avenida das Flores continuam paralisadas e sem previsão para que o serviço seja retomado. Nesta quinta-feira (16), A CRÍTICA esteve em vários trechos do local previsto para se tornar avenida e em todos eles constatou que não havia operários, máquinas e tratores.

Enquanto isso, mesmo sabendo que a via não foi concluída e a passagem de pessoas e veículos no local não é autorizada, para cortar caminho e evitar o trânsito, motoristas utilizam determinados trechos da pista. 

Caso venha a ser concretizada, a avenida das Flores tem como proposta oferecer mais mobilidade urbana à capital, já que será alternativa viária e vai retirar fluxo de veículos que geralmente utilizam as avenidas Torquato Tapajós, Constantino Nery e Djalma Batista para chegar à rodovia AM-010. 

A avenida das Flores também deve ter o maior corredor de ônibus da capital, sendo solução para desafogar o tráfego em áreas próximas. No entanto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) ressaltou que as fortes chuvas ainda podem adiar, novamente, a entrega da obra.

Andamento

Segundo o Governo do Estado, toda a extensão da avenida das Flores foi aberta, sendo que 80% da terraplanagem foi realizada. No total, a obra, orçada em R$ 237 milhões, está 30% concluída, com o prazo de conclusão mantido para dezembro deste ano, um ano depois do prazo inicial.

A construção da avenida das Flores foi anunciada em setembro de 2012 pelo então governador Omar Aziz. Na ocasião, ele afirmou que a obra estaria totalmente pronta até o final deste ano, quando terminaria seu mandato. Ela está inserida no pacote de obras do Estado, num projeto de mobilidade urbana pensado para a capital.

‘Lixões’

Por conta das obras paradas, A CRÍTICA constatou que em determinados pontos da avenida das Flores, há lixeiras viciadas. São objetos domésticos como tênis, cadernos usados, malas rasgadas, restos de concretos e sacos plásticos que se acumulam.

Em três etapas

A construção da avenida está dividida em três etapas. A obra começou pelos trechos 3 - que vai do Terminal de Integração 3 (T3), na avenida Noel Nutels e se estende em linha reta até o Igarapé do Passarinho -, e 4, que segue cruzando as avenidas Margarita, no bairro Nova Cidade, e Sete de Maio, no Santa Etelvina, até a rodovia AM-010. O trecho 2 começa no encontro das avenidas Timbiras e Governador José Lindoso (Torres) e segue pela avenida Noel Nutels, próximo ao Terminal de Integração 3, na Zona Norte. Nos trechos que já foram abertos, o fluxo de pedestres também é intenso, apesar da ausência de infraestrutura, como iluminação pública e calçamento, e dos relatos de assaltos no local.

Insegurança

À noite, o local (avenida das Flores) é visto com receio pelas pessoas que residem no entorno, já que falta iluminação. “É bastante complicado, pois além da escuridão, não há suporte de segurança. Já houve vários assaltos a moradores daqui”, disse, Robson Medeiros, 42, morador do conjunto Cidade Nova 1, na área conhecida como “Baixada Fluminense”.

Segundo Joyce Andrade, 39, comerciante, o perigo está se tornando ainda maior durante a noite porque alguns pontos da via estão sendo  utilizados para o uso de drogas e prática de assaltos e estupros. “É comum ver pessoas em grupo entrando no local  a pé, em carro e motos. Ele ficam parados em pontos na margem da via e fazem o uso de entorpecentes”, comentou a moradora do local.

As denúncias são feitas pelos moradores  do entorno das três etapas da  avenida das Flores. Parte deles relatou que teve que mudar a rotina nos últimos dois anos, em função da via que está aberta, devido a demora para a conclusão das obras, o que proporciona o acesso de qualquer pessoa  no local, podendo esta praticar atos ilícitos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.