Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
SAÚDE

Obras de recuperação do hospital João Lúcio chegam a 20% de conclusão

Anunciado em maio, projeto tem duração de 180 dias. Há 12 anos hospital não passava por reformas



WhatsApp_Image_2020-07-09_at_15.29.25__1__4C94452A-6154-45A3-B59C-987E0AF03061.jpeg Foto: Michell Melo/Secom
09/07/2020 às 16:18

Após 43 dias do início das obras de recuperação da infraestrutura do Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, o serviço na unidade já está 20% concluído pela Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra).

A unidade não passava por reforma há 12 anos e permanecia com estrutura elétrica de 22 anos atrás. Anunciado pelo governador Wilson Lima em maio, o projeto executado pela Seinfra tem duração de 180 dias.



A reforma está orçada em R$ 15 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com a intervenção, a estimativa do Governo do Estado é reduzir em 40% os custos de manutenção do HPS Dr. João Lúcio, gerando uma economia anual de R$ 2,9 milhões.

A iluminação externa da unidade, pavimentação, ampliação do estacionamento e reforma da área administrativa foram concluídas. Nos próximos meses o hospital terá uma nova rede elétrica, sistema de climatização, telhado, elevadores, banheiros e substituição de equipamentos médicos, além de reformas que incluem pintura e troca de forro.

“Há 12 anos o hospital não sofria nenhuma intervenção e uma intervenção profunda, como na obra que está sendo realizada nesse momento. Estamos sofrendo com uma série de problemas ligados à instalação elétrica. Estamos aproveitando o processo para fazer com que tenhamos neste período a reformulação dos nossos processos, métodos, da maneira como trabalhamos. Estamos preparando as pessoas para que tenhamos, junto com a nova estrutura, um modelo de hospital público para o Estado do Amazonas”, afirma o diretor da unidade, Silvio Romano.

De acordo com o engenheiro eletricista da Seinfra Heber Anequino, a estrutura anterior apresentava riscos para pacientes e servidores.

“O hospital encontrava-se em uma situação crítica em várias instalações, daí a necessidade dessa obra de recuperação da infraestrutura hospitalar do HPS Dr. João Lúcio. A parte de climatização está sendo toda retirada, desmobilizada, que é muito antiga e não é utilizada há mais de 10 anos, e está sendo instalado todo um sistema elétrico novo, eficiente, de acordo com os padrões técnicos de engenharia e sistema de climatização novo, eficiente e com garantia de um ano”, pontua o engenheiro.

Iluminação externa

A estrutura de iluminação externa da unidade já foi concluída: os 30 postes antigos, alguns sem funcionamento, foram substituídos por 50 postes com iluminação de LED, que permitem economia de energia e tem maior durabilidade.

“Traz uma segurança muito grande, não só para o paciente, mas também para os nossos funcionários. Temos uma área muito grande e muito escura que oferecia, justamente por esses pontos escuros que não são cobertos pelas câmeras, uma falta de segurança”, relembra o diretor.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.