Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
Manaus

Obras de revitalização na orla da Manaus Moderna devem começar em setembro

O objetivo é dar uma nova ‘cara’ à orla, que terá calçadas mais amplas, nova iluminação e guarda-corpo, faixas de pedestres com ponto de travessia elevado e quiosques para venda de passagens



1.jpg Projeto prevê a revitalização da orla da Manaus Moderna
25/08/2013 às 13:29

Até o fim do ano, uma importante área da capital será completamente revitalizada, valorizando o rio Negro e quem trabalha no porto com passageiros, carga e descarga, fregueses e turistas. A Prefeitura de Manaus tem pronto um projeto de revitalização para a Orla da Manaus Moderna, com previsão de início das obras no próximo mês, devendo estar concluído até o fim do ano.

Com redesenho e requalificação propostos pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), o arquiteto e presidente do órgão, Roberto Moita, explica que o objetivo é dar uma nova ‘cara’ à orla, que terá calçadas mais amplas, nova iluminação e guarda-corpo, faixas de pedestres com ponto de travessia elevado, quiosques para venda de passagens e melhorias na infraestrutura de modo geral, com investimentos da ordem de R$ 1 milhão.

“Não será uma mudança significativa em termos de obra, mas em termos do usuário será bastante percebida”, diz Moita. O reordenamento incluí, ainda, mudanças no trânsito, avaliadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A área próxima do rio será exclusiva para carga e descarga, não sendo permitido estacionamento nem ponto de táxi ou táxi-frete. Todo a parte direita, do lado da feira, terá pontos de estacionamento e locais definidos para fazer paradas e abastecimento do mercado.

A região será alvo também do PAC Cidades Históricas, com o projeto Entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que prevê recuperação de pavimentação, acessibilidade, iluminação, sinalização, mobiliário urbano e paisagismo para a Av. Manaus Moderna e Praça do Mercado, além das ruas dos Barés, Barão de São Domingos e Miranda Leão. Os recursos do PAC foram aprovados na última semana, pelo Governo Federal, e Manaus teve as 10 propostas apresentadas incluídas, somando investimento de R$ 34 milhões no Centro Histórico.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.