Publicidade
Manaus
ENSINO SUPERIOR

Obras na Casa do Estudante da Ufam devem ser retomadas após liberação de recurso

Ministério da Educação (MEC) esteve neste sábado (20) em Manaus para solenidade de liberação do recurso de R$ 2,5 milhões. A obra da Casa do Estudante da Ufam começou em 2012 e foi paralisada em 2015 20/10/2018 às 12:08
Show ministro ab2afa9a de2d 417a 88b2 cb1cbf759f58
Foto: Divulgação
Karol Rocha Manaus (AM)

Com a liberação de R$ 2,5 milhões do Ministério da Educação (MEC), as obras da Casa do Estudante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) paradas desde 2015, devem recomeçar em breve. O anúncio do recurso foi feito pelo Ministro de Educação, Rossiele Soares, durante cerimônia na manhã deste sábado (20), no auditório da instituição.

“A Casa do Estudante é um corpo vivo dentro da universidade tão importante para receber os alunos que mais precisam. Em reunião com o reitor, começamos a priorizar o que teríamos para concluir, e ficou muito claro desde o início que priorizar a Casa do Estudante era importante para a universidade. E nós, vamos garantir todos os recursos para garantia dessa obra”, afirmou o ministro.

Hoje, o prédio é composto de quatro pavimentos com dez apartamentos cada, podendo ser ocupada por 120 estudantes, com a conclusão, novas vagas serão ofertadas aos alunos. A obra começou em 2012, mas por problemas administrativos foi paralisada em 2015.

“Com esse recurso nós vamos finalizar a obra, falta 40% de obras físicas a serem completadas. Ela será completada depois mobiliada e inaugurada para que 144 novas vagas estejam disponíveis aos nossos alunos, com foco nos alunos que vêm de outro estado e também de outras regiões do país, e alunos conveniados de outros países”, explica o reitor da Ufam, presente na solenidade, Sylvio Puga.

A obra estava embargada pelos órgãos ambientais. Com o intuito de suspender o embargo ambiental, e assim retomar a obra, a instituição realizou um termo de ajuste de conduta junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a liberação.

“A partir do momento que a obra for retomada, nós esperamos que nos próximos oito meses a obra já esteja conclusa para fins de inauguração. Hoje, nós temos auxílio financeiro aos estudantes que precisam de moradia mas futuramente, os alunos estarão dentro da Casa”, concluiu o reitor.

O acadêmico de Farmácia Vinicius Soares representou os alunos da Ufam durante a solenidade. “Quando você firma um local fixo, você fixa um contrato com as próximas gerações de estudantes que estarão por vir. Não se trata de dar comodidade para os alunos que estão aqui mas se trata em firmar um compromisso de inclusão, acesso à educação e ao ensino de qualidade para os alunos que vem de todas as partes do nosso Estado”, comenta o estudante.

O prédio da Casa do Estudante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) fica localizado no bairro Coroado 1, Zona Leste de Manaus.

Publicidade
Publicidade