Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019
ANÚNCIO

Obras na Silves e Maués: famílias próximas ao Igarapé do 40 serão realocadas

Anúncio da construção do trecho Silves-Maués foi feito pelo governador Wilson Lima. A obra vai demandar a realocação de cerca de 900 famílias



igarap__123_2313102F-911D-4E77-84FF-E1B42AE0A94D.JPG Foto: Reprodução/Internet
24/04/2019 às 14:18

O fluxo de veículos que circulam entre a Manaus Moderna, no Centro de Manaus, e o Distrito Industrial deverá operar com mais rapidez com as obras de intervenção anunciadas pelo governador Wilson Lima na manhã desta quarta-feira (24), em coletiva de imprensa realizada em trecho entre as avenidas Silves e Maués, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, local onde as obras serão realizadas. Os trabalhos são pertencentes ao Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). 

 “Nosso objetivo principal é desafogar assim o fluxo de veículos de algumas partes da capital”, explicou o governador. “O edital de licitação das obras foi enviado hoje à Unidade Gestora de Projetos e, se tudo ocorrer como previsto, as obras começarão dentro de sessenta dias”, acrescentou.



A obra vai demandar a realocação de cerca de 900 famílias que moram nas proximidades do Igarapé do 40, que passa no trecho entre a Silves e Maués. Todas as famílias da localidade já foram entrevistadas por assistentes sociais e técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os reassentamentos devem ocorrer em até seis meses.

Na coletiva, o governador disse que autorizou uma ordem de serviço para revitalização de sete parques do Prosamim. As duas obras integram o pacote lançado em março deste ano, coordenado entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e que totaliza R$ 800 milhões em investimentos. O plano prevê ainda a retomada e continuidade de 117 obras no Estado (55 nos municípios e outras na capital).

“Não se trata de um projeto limitado à ligação viária, é um projeto de saneamento, geração de emprego e renda. Cerca de mil postos de trabalho serão criados em razão dessa iniciativa”, explicou o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima.

Na opinião do coordenador de logística Cláudio Coimbra, morador da Cachoeirinha há 35 anos, as obras deverão possibilitar melhorias na qualidade de vida dos moradores do local. “Enfrentamos problemas como alagações durante as cheias, que também trazem doenças de todo tipo e insetos. Além disso, deve acabar com os congestionamentos na avenida Silves”, opina o coordenador de logística Cláudio Coimbra, morador do bairro há 35 anos.

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.