Publicidade
Manaus
Manaus

Oficinas de reciclagem produzem enfeites natalinos em Manaus

Professora, com apoio da prefeitura de Manaus, ensina gratuitamente como aproveitar qualquer tipo de material reciclável e transformá-los em enfeites criativos   08/11/2014 às 11:33
Show 1
A professora Adriana Nogueira participa de várias oficinas voltadas para a confecção de produtos natalinos para depois compartilhar e ensinar os amigos na comunidade Fazendinha
Perla Soares Manaus (AM)

Com a ideia de que resíduos sólidos que poluem o meio ambiente podem se tornar enfeites natalinos, a professora de Ensino Fundamental, Adriana Nogueira, 40, procura se aperfeiçoar em oficinas de reciclagem oferecidos durante o período natalino. Ela aprende e repassa aos amigos a prática do reaproveitamento.

Adriana trabalha na Escola Estadual Iran de Lima Caminha, no Jorge Teixeira, Zona Leste, mas é na comunidade Fazendinha, Zona Norte, onde ela passa para as outras pessoas o que aprende em oficinas de reciclagem . “Nesse período natalino, tenho prazer em pegar o resto de E.V.A. , papelão que iria para o lixo e transformá-los em enfeites natalinos’’, disse.

Aliando o espírito de Natal à conscientização de preservação do meio ambiente, a professora faz mais que um apelo importante. “Peço que as pessoas não joguem as garrafas e papelão no meio da rua e sim, faça-nos uma doação. Assim estarão ajudando não só a criarmos enfeites natalinos, mas ao meio ambiente, contribuindo para uma cidade mais limpa”, salienta.

Passando experiência

A servidora pública Wanda Maria dos Santos, 45, é uma das pessoas que aprende o que Adriana ensina e diz que passa adiante. “Somos um tipo de agentes multiplicadores de enfeites natalinos, faço guirlandas, Papai Noel e quadros com o tema sobre o Natal. A casa fica linda, enfeitada e não gasto nada, além de ajudar as pessoas que não tem dinheiro para comprar enfeites natalinos a criarem seus próprios enfeites”, disse.

Na produção são utilizadas garrafas PETS, E.V.A., tampas de garrafas, papelão e até rolos de papel higiênico. “Não precisa gastar, basta aproveitar o que iria se tornar lixo e aproveitar o que são ensinados em oficinas sobre reciclagem”, comentou Wanda.

O artesão Joaquim Felix de Araújo é quem ministra as aulas na oficina de reaproveitamento de resíduos Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). “Essa época é ótima para aproveitar o que seria jogado fora e também para quem quer fazer uma renda extra”, comentou Felix.

Joaquim Araújo ainda destaca que é de suma importância a preservação do meio ambiente. Ele ensina aos alunos como confeccionar guirlandas natalinas com garrafas PET e outros enfeites utilizando revistas, produtos que poderiam parar nos igarapés e poluindo o meio ambiente. “Vamos mostrar que podemos transformar poluição em decoração; e lixo em algo bonito”, frisou.

Oficina vai até o final do mês

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realiza, até o final do mês de novembro, uma oficina de confecção de peças decorativas natalinas feitas a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos.

O objetivo da oficina é incentivar a prática do reaproveitamento, contribuindo para a redução do descarte de resíduos no meio ambiente, tais como PET, embalagens tetrapak e papelão sejam descartados e também criar oportunidades de geração de renda a partir da venda dos produtos, bastante procurados nesta época do ano. Esta sendo oferecidas, no total, 40 vagas.

A oficina é promovida pelo Programa Uniambiente, desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas, e acontecerá ao longo do mês de novembro, no Parque Municipal Lagoa do Japiim, no Japiim, Zona Sul.

Publicidade
Publicidade