Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Manaus

Omar Aziz anuncia eleições diretas para reitor na UEA

Omar Aziz lembrou que a realização de eleições diretas para a reitoria da UEA é um compromisso assumido por ele com a comunidade universitária, no início da sua gestão, e faz parte do processo natural de consolidação da universidade



1.jpg Universidade do Estado do Amazonas
25/03/2013 às 20:09

O governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou nesta segunda-feira, 25 de março, que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deverá contar com eleições para reitor, a partir de 2014. O anúncio foi feito durante uma reunião com o novo reitor da instituição, Cleinaldo de Almeida Costa, a pró-reitora de Planejamento, Rose Roldão, e representantes da comunidade acadêmica, por meio do Sindicato dos Professores e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Omar Aziz lembrou que a realização de eleições diretas para a reitoria da UEA é um compromisso assumido por ele com a comunidade universitária, no início da sua gestão, e faz parte do processo natural de consolidação da universidade.  O primeiro passo foi dado em 2011 com a realização de eleições diretas para a escolha dos diretores das unidades acadêmicas da capital. “É um processo que demonstra a maturidade dessa instituição, que só possui 12 anos, mas que tem se mostrado de vanguarda. Quando era estudante universitário e participei do movimento por eleições diretas naUfam (Universidade Federal do Amazonas), ela já tinha 50 anos”, ressaltou o governador.

A UEA foi fundada em 12 de janeiro de 2001. Ainda de acordo com o governador, a escolha dos diretores dos Centros de Estudos Superiores da instituição no interior do Estado também será feita por meio de eleições, previstas para o segundo semestre deste ano. “A UEA tem um grande futuro pela frente. É necessário que tenhamos agilidade, compromisso e capacidade de realização”, destacou Omar Aziz, ao lembrar que a construção da Cidade Universitária, no município de Iranduba, é um passo definitivo para sua consolidação.  

Na última quinta-feira (21), o governador nomeou o então diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde, Cleinaldo Costa, como o novo reitor da UEA.  “Saímos desta reunião com o sentimento maior de construir excelência. Tenho consciência dos muitos desafios que estão à nossa frente, mas rogo a Deus para estar à altura das necessidades que temos que superar. Dedicarei todo o meu empenho para que a UEA possa cumprir as demandas existentes”, declarou o reitor Cleinaldo Costa.

A reunião com o novo reitor e com a comunidade acadêmica também serviu para tratar assuntos como aumento do quadro de professores, entre outras demandas estruturais, para as quais o governador determinou solução imediata. Também ficou acordado que será trabalhado um projeto de gratificação por produtividade para valorização dos professores.

Com informações da Agecom. 





Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.