Publicidade
Manaus
Manaus

ONG que atua em Manaus oferece cursos profissionalizantes

ONG “Carlos André – Resgatando Sonhos” desenvolve o trabalho de assistência às famílias e atua também no tratamento aos jovens com dependência química 30/01/2016 às 16:19
Show 1
Mulheres chefes de família se qualificam em corte e costura de moda íntima para serem vendidos e o lucro dividido entre elas
Marcela Moraes Manaus (AM)

O desejo de uma psicóloga em atender famílias que se encontram em vulnerabilidade social atualmente é realidade em uma instituição que há três anos desenvolve projetos para às famílias carentes do bairro Coroado 3, Zona Leste. 

A Organização Não Governamental (ONG) Carlos André – Resgatando Sonhos desenvolve o trabalho de assistência às famílias e atua também no tratamento aos jovens com dependência química. A casa oferece cursos profissionalizantes e vários projetos promovidos na instituição e em várias comunidades  próximas à  instituição.

De acordo com a presidente da ONG, Luzia Valeta, além dos projetos para comunidade, os profissionais voluntários trabalham no resgate da autoestima e ajudam para que a cada dia os participantes se sintam motivados e a  permanecer na caminhada. “Sou apaixonada por esse projeto porque acredito que quando o ser humano quer e se ele tiver ajuda necessária, ele pode mudar”, disse.

O projeto surgiu em 20 de abril de 2013 quando a psicóloga, após concluir o mestrado na PUC Rio, começou a convidar os ex-alunos de uma faculdade onde ela havia ministrado aula durante 14 anos, para fazer parte desse projeto. “Na época a ideia surgiu como um projeto piloto, onde 17 jovens dependendentes químicos  foram internados, em um sítio no ramal do Brasileirinho, Zona Leste,  e durante três meses trabalhamos por meio de doação de empresários e pessoas anônimas. A maioria dos jovens eram moradores do bairro Coroado”, contou.

A ideia deu tão certo que  em 2014 os voluntários realizaram o projeto “Derrubado gigantes: Diga não às drogas”, em que  a equipe visitava os Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e em escolas públicas com realização de  um trabalho de prevenção às drogas por meio de palestras. Em 2015 fizemos parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil que fornecem bíblias e livros que a ONG encaminha para a comunidade e igrejas no interior do Estado.

“A partir daí passamos a vivenciar uma nova história, uma parceria foi firmada com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) que passou a oferecer cursos profissionalizantes. Atualmente a ONG também faz parte do Conselho Municipal de Direitos Humanos  e também é parte integrante de movimentos sociais”, revelou.

‘Mãos de Maria’

A ONG desenvolve o projeto “Mãos de Maria”, que é um curso profissionalizante de corte e costura de moda íntima que gera renda para as famílias carentes que participam. Mães chefes de família produzem as peças que são vendidas e o lucro é dividido entre as integrantes do projeto e ajuda na manutenção da instituição. “Esse é o projeto de reinserção das famílias na sociedade. Nós recebemos a ajuda de empresários com doações de nove máquinas de costura para que pudéssemos desenvolver as atividades com as mulheres participantes”, conta  a psicóloga.

Blog

Safira Dias, membro do projeto “Mãos de Maria”

Pra mim é uma grande oportunidade fazer parte desse projeto  e poder ajudar em casa financeiramente nas despesas de casa. O projeto ‘Mãos de Maria’ muda nossa autoestima, aqui nós encontramos apoio umas nas outras, além de tudo isso a minha vida financeira melhorou bastante. Com o que produzo e vendo, posso suprir as minhas necessidades e da minha família. Antes eu ficava em casa e chegava até a adoecer, agora me sinto mais útil. O ser humano nasce com essa necessidade, de se tornar útil, e aqui eu encontrei algo que me dá prazer em participar.

Publicidade
Publicidade