Terça-feira, 23 de Julho de 2019
POLÍCIA

Onze pessoas são detidas em Novo Airão em operação contra o narcotráfico

Mais de cem policiais civis estão no município para cumprir 23 mandados de busca e apreensão em dez bairros



dip_F9B9D0AB-0609-4F42-8C04-937301FD8EF9.JPG Foto: Divulgação
07/06/2019 às 14:55

Onze pessoas foram detidas até o momento na “Operação Anavilhanas”, contra o tráfico de entorpecentes em Novo Airão. Mais de cem policiais civis estão no município para cumprir 23 mandados de busca e apreensão em dez bairros.

Resultado de seis meses de investigações coordenadas pela equipe da 77ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município, com base em denúncias da população, a operação também apreendeu 165 porções de entorpecentes, entre maconha e oxi, seis celulares, R$ 402 em espécie, uma motocicleta e três balanças de precisão.

Dos 11 detidos, cinco foram em prisões em flagrante e os demais foram ouvidos e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência.  Um adolescente foi apreendido também em flagrante. 

Os alvos dos mandados moravam nos bairros Conjunto Residencial Peixe-Boi, Anavilhanas, Novo Horizonte, Nova Esperança, Chicó, Caminho das Índias, Santa Elias, Centro, Jardim Primavera e Nossa Senhora Auxiliadora (Pontão).

Interior

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, o governador Wilson Lima determinou a mesma atenção para a capital e municípios do interior. “Daqui seguiremos para outros municípios. Esta operação envolveu policiais de Manaus, Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, com apoio dos cães farejadores da Polícia Militar”, disse. 

Ainda conforme o secretário, as operações ajudam a dar maior sensação de segurança à população. “Em uma cidade relativamente pequena havia um incômodo à sociedade. O brilhante trabalho de investigações da Polícia Civil culminou nesta operação, retirando de circulação estas pessoas que estavam incomodando a população”, afirmou. 

Além do secretário de Segurança, também participaram da operação o delegado-geral, Lázaro Ramos, e a diretora do Departamento de Polícia do Interior (DPI) da Polícia Civil, Suely Costa. 

O delegado-geral destacou a importância de combater o chamado “tráfico doméstico”. “Este é o tipo que mais incomoda a população, aquela boca que fica ameaçando o cidadão, ameaçando as crianças, e isso nós é um desafio e estamos aqui para combater”, disse Lázaro Ramos. 

Segundo o delegado titular de Novo Airão, André Miura, os suspeitos eram alvos que incomodam a população local e têm histórico de prisões por tráfico na cidade e, inclusive, em Manaus. “Esta operação é uma resposta da Polícia Civil ao pedido da população. De acordo com as denúncias, estes presos são traficantes contumazes e que incomodam a vizinhança”, afirmou.

Operações

Neste ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) coordenou 22 grandes operações em Manaus e no interior do estado, já incluindo a Operação Anavilhanas, reforçando a atuação das forças policiais contra a criminalidade.

Mais de 500 pessoas foram presas por diferentes crimes, incluindo homicídios, roubos e tráfico, e quase R$ 100 mil em espécie foram apreendidos. Na última quarta-feira (5), a Operação Imperium prendeu 23 pessoas em Manaus em uma ação contra o narcotráfico.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.