Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
Manaus

Operação coloca 800 policiais militares nas ruas para evitar crimes em Manaus

Mais de 200 viaturas dão apoio à 20ª edição da 'Operação Presença'. abordagens a motocicletas, veículos e pessoas que transitam na cidade a pé ou em coletivos



1.jpg Abordagens estão sendo feitas em pessoas que estão em motos, carros, a pé e dentro dos ônibus
25/07/2015 às 16:15

Paralela à "Operação Pescador 6", o Comando Geral da Polícia Militar, deflagrou nesta sexta-feira (24), a  20 ª edição da "Operação Presença". A ação acontece em todas as zonas de Manaus com policiamento motorizado e barreiras policiais, abordando motocicletas, veículos e pessoas que transitam na cidade a pé ou em coletivos. A operação é realizada depois de um fim de semana violento em Manaus, que resultou na morte de mais de 30 pessoas. 

A Operação Presença onta com um efetivo de cerca de 800 policiais militares e mais de 200 viaturas que estão nas ruas de Manaus até a amanhã de segunda-feira (27). O objetivo de evitar a prática de delitos e levar segurança à população.



Segundo a Polícia Militar, de acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança - CIOPS, desde que a operação teve início, "o número de delitos graves caiu consideravelmente". A intenção é realizar buscas em pessoas e veículos com o objetivo de coibir porte ilegal de arma, furto e roubo de veículos, tráfico de drogas e outros crimes. Várias blitz foram formadas na noite de ontem para dar suporte à operação.

Foram registrados até agora abordagens a 1.317 motocicletas, 160 coletivos, 1.091 carros, 17 taxis, 08 mototaxis, 43 bares fiscalizados, com abordagens a 5.988 pessoas.


Durante as abordagens foram feiras duas apreensões de arma de fogo e uma de arma branca e cinco de entorpecentes e quatro veículos foram recuperados. Em 19 apresentações aos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), foram registrados cinco flagrantes e oito Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO.


De acordo com o comandante geral, coronel Gilberto Gouvêa, a Operação Presença tem o objetivo de lavar muito mais que a sensação de segurança a população manauara. “Essa Operação decorre em razão do fato de que nós identificamos na estatística, que a cada fim de mês os indicadores de criminalidade se elevam devido aos pagamentos salariais. Nós temos a expectativa que consigamos oferecer mais que a sensação de segurança, oferecer segurança efetiva ao povo manauara e que ele possa sentir ainda mais seguro, quanto a sua Polícia Militar”, disse.

De acordo com o coordenador da Operação tenente coronel Cláudio, é necessária a compreensão da sociedade para a PM possa fazer um trabalho de excelência. “Nós pedimos sempre a colaboração da comunidade, ao ser abordado coopere, colabore, porque nós precisamos tirar de circulação as pessoas que porventura estejam armadas ou portando algum tipo de entorpecente”, ressaltou.

A Operação Presença 20 ainda conta com o apoio de órgãos como o Corpo de Bombeiros, SEMAS, Guarda Municipal, SEMEF e IMPLURB. Ela segue neste sábado com o mesmo efetivo de policiais e viaturas até segunda-feira pela manhã. 


*Com informações da assessoria de PM


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.