Sábado, 20 de Julho de 2019
PATER CRIMINIS

Operação da PF prende três por fraude no auxílio-reclusão em Manaus

De acordo com o órgão, criminosos assumiam filhos que não tinham para obter auxílio-reclusão retroativo; desvios chegaram a R$ 200 mil



upp.JPG Segundo o órgão, as investigações apontaram que o grupo criminoso atuava no Presídio de Puraquequara, em Manaus
20/12/2016 às 08:35

A Polícia Federal deflagrou hoje, no Amazonas, a operação 'Pater Criminis', com o objetivo de desarticular organização criminosa envolvida com fraudes contra a Previdência Social. De acordo com o órgão, três pessoas foram presas em cumprimento a mandados previamente expedidos.

Segundo o órgão, as investigações apontaram que o grupo criminoso atuava no Presídio de Puraquequara, em Manaus, recrutando detentos a participar de fraudes para obtenção do benefício de auxílio-reclusão. Após as tratativas com os internos, o outro passo era o recrutamento de mães com filhos menores sem pai registrado. 

A partir disso, segundo a PF, os agenciadores realizavam os trâmites de reconhecimento voluntário de paternidade em nome dos detentos, efetivando a averbação na certidão de nascimento da criança.

Com o reconhecimento da paternidade feito, os criminosos requeriam o benefício de auxílio-reclusão com base naquele dependente. O objetivo era receber o período atrasado (retroativo), que, em alguns casos chegavam ao montante de quase R$ 200.000,00, valor que seria dividido entre o instituidor do benefício e os agenciadores.

Os criminosos ainda são suspeitos de falsificar a certidão de nascimento, modificando a idade da criança, com o objetivo de permanecer durante um maior período recebendo o benefício.

Outra forma de burlar a lei era a inserção de vínculos inexistentes na carteira de trabalho do interno, como forma de provar sua qualidade de segurado à época da prisão.

Foram cumpridos 03 mandados de prisão, 03 mandados de busca e apreensão e 03 mandados de condução coercitiva, expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas, nas cidades de Manaus e Goiânia. A ação contou com aproximadamente 35 policiais federais.

*Com informações de assessoria

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.