Publicidade
Manaus
Assaltos

Operação da SSP-AM vai inibir ação de assaltantes em ônibus na AM-010

Frequência dos assaltos em ônibus levou a SSP a desencadear operação para coibir a prática criminosa 23/08/2016 às 10:47 - Atualizado em 28/08/2016 às 16:18
Show 1126046
Até ontem, tinham sido registrados 22 assaltos aos ônibus da linha 430
Joana Queiroz

Os constantes assaltos aos ônibus da empresa Via Verde, que fazem a linha 430, levou a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) a desencadear a operação “AM-010” com objetivo de inibir a ação de assaltantes que tem intimidado os passageiros, motoristas e cobradores que trabalham nessa linha.

Até ontem, tinham sido registrados 22 assaltos aos ônibus dessa linha. Só em julho foram sete e neste mês cinco, de acordo com informações da assessoria de imprensa da empresa Via Verde, sem contar com os prejuízos financeiros que a empresa tem; os funcionários ficam abalados e tem que ficar afastados para se recuperar emocionalmente e psicologicamente.

A ação está sendo coordenado pelo secretário de operações Especiais da SSP, Orlando Amaral. De acordo com ele, os assaltos nessa linha estão acontecendo a qualquer hora e a as vítimas, na maioria das vezes, são alunos e trabalhadores que estão voltando para as suas casas.

A linha 430 tem o ponto final no km 49 da AM-010, estrada que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva e vem até o Centro. Conforme Amaral, os ladrões aproveitam a falta de iluminação na estrada assim como a pouca movimentação de pessoas para atacar. Eles usam armas de fogo, brancas e até sumulacro.

De acordo com informações do Sindicato das Empresas de Transporte (Sinetran), os ladrões costumam entrar nos coletivos no T1, situado no Centro ou nas paradas próximas à barreira. Os criminosos aproveitam os locais com pouco movimento, onde não há moradia para anunciar os assaltos.

As abordagens policiais iniciaram na segunda-feira (15) e terão continuidade nas próximas semanas. Ele destacou que o resultado da operação foi a inibição dos crimes, com nenhum registro de assalto a ônibus na última semana. “Nós estamos trabalhando com policiamento velado dentro dos coletivos e os resultados estão sendo positivos, os assaltos nessa linha diminuíram consideravelmente”, disse o secretário.

Orlando Amaral destacou, ainda, que a operação já conseguiu identificar alguns suspeitos de assaltos que agem na estrada AM-010. “Para gente importa que o crime não aconteça, e de fato não aconteceu essa semana. Porém, vamos avançar na operação para conseguir identificar mais pessoas que estão atuando naquela área e efetuar a prisão”, destacou.

Na primeira parte da operação, policiais descaracterizados acompanham o percurso dos ônibus. No segundo momento, foram realizadas abordagens diretas aos ônibus com servidores identificados e fardados. As ações acontecem no período da tarde e da noite.

Oito assaltos por dia

De acordo com informações do Sinetran, só no primeiro semestre desse ano, aconteceram 213 assaltos, uma média de 8 assaltos por dia. Durante todo ano o ano passado foram registrados 2.701. Conforme o Sinetram, os prejuízos das empresas com os assaltos, somam R$ 457.861, 27. No ano passado foi de R$ 477.314, 19 mil que nunca foram recuperados.

Publicidade
Publicidade