Operação de combate à violência contra idosos prende 12 no AM
A maior parte das denúncias que chegam à Polícia Civil (PC) é de casos que ocorrem dentro do âmbito familiar, de acordo com delegada

Após aumento de denúncias registradas durante a pandemia do novo coronavírus, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) deflagrou, nesta sexta-feira (4) a operação “Vetus”, com o objetivo de combater crimes de violência contra idosos. Doze pessoas foram presas no total; metade na capital e o restante, no interior.
A delegada titular da DECCI, Andrea Nascimento, afirmou que a operação teve início no dia 1º de outubro deste ano, dia internacional do idoso. Segundo Nascimento, a maioria dos crimes praticados contra os idosos são os relacionados aos cuidados em relação a eles. “Falo de negligência, exposição a perigo, apropriação de bens e até mesmo violência física”, disse.
A maior parte das denúncias que chegam à Polícia Civil (PC) é de casos que ocorrem dentro do âmbito familiar, ainda conforme a delegada. “Mais de 85% desses crimes são cometidos por familiares ou pessoas próximas a esses idosos”.
A operação ocorreu nos seguintes municípios do interior: Iranduba, Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Coari, Nova Olinda do Norte, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Humaitá, Codajás, Benjamin Constant, Tefé e Fonte Boa.