Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Manaus

Operação 'Espectro de Segurança' é lançada para combater onda de crimes no bairro Jorge Teixeira

Bairro será o primeiro a receber ação por possuir maior taxa de mortes da Zona Leste. SSP-AM, PC e PM irão desenvolver ação integrada, que fará mapeamento de zonas violentas e arquivar informações no CICC



1.jpg Secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, explica funcionamento da "Operação Espectro"
06/02/2015 às 17:35

Com o objetivo de combater a onda de crimes que vem assolando a capital, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar, lançou nesta sexta-feira (6) a “Operação Espectro de Segurança”.

Segundo o secretário de segurança pública do Estado, Sérgio Fontes, a ação visa neutralizar focos de violência na cidade com uso da tecnologia. O primeiro bairro a receber a operação será o Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, onde foi registrada uma quantidade alta de homicídios entre 2014 e 2015.

“O objetivo é reduzir a mancha da criminalidade e construir um círculo de atuação. Hoje começamos uma operação que será diferente e integrada, pois vamos utilizar meios que ficarão para o futuro. Faremos levantamentos onde vai haver atuação que serão arquivados no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) para a utilização da Polícia Civil e Militar”, explicou Fontes.

Fontes ainda garante que a operação não irá causar uma migração da criminalidade. “A criminalidade migra, mas não terá tempo de se instalar. Essas ações devem e vão causar incômodo porque serão constantes”, explica.

Entre as informações a serem arquivadas estarão dados de georreferenciamento, mapas, croquis, fotos de suspeitos e outros pontos que serão obtidos por meio de várias ferramentas de inteligência disponíveis. Segundo a Secretaria, cada área que receberá a operação será monitorada por helicópteros e viaturas das Forças Especializadas de Pronta-Resposta (Grupo Fera, Rocam e Coe). No Jorge Teixeira, o ponto de concentração da Operação será no 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

O secretário destacou ainda a interação com a comunidade e a importância do uso do Disque-Denúncia da SSP-AM, o 181. “Além da operação, iremos nos reunir com os moradores para falar sobre a situação do bairro e ouvir as demandas que eles têm para nos apresentar”, afirmou. 

Jorge Teixeira é o mais violento

O delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, afirma que o efetivo da PC irá atuar principalmente contra os crime de homicídios no Jorge Teixeira. Segundo ele, a área apresenta uma mancha sedimentada de violência em comparação a outros bairros da capital.

“O Jorge Teixeira foi eleito como o bairro com maior quantidade de homicídios do ano passado pra cá. Outros bairros também irão receber operações mais específicas, mas esse apresentou um número constante de mortes”.

O número de mortes no bairro não foi informado. As autoridades explicaram que o dado é uma informação sigilosa. Segundo Amaral, a operação Espectro no bairro deve ocorrer até domingo (8).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.