Publicidade
Manaus
Manaus

Operação realizada pelo Detran no Educandos, Zona Sul, apreende 25 carretas irregulares

Segundo o órgão, a fiscalização foi realizada na avenida Presidente Kennedy pois ela dá acesso a dois portos, o Super Terminais e o Chibatão, o que a torna polo atrativo de caminhões e carretas 19/09/2014 às 15:01
Show 1
Operação foi realizada na manhã desta sexta-feira (19)
Lucas Jardim Manaus (AM)

Uma operação realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) na avenida Presidente Kennedy, bairro Educandos, Zona Sul de Manaus, resultou na apreensão de 25 carretas que estavam em situação irregular e passaram pelo local na manhã desta sexta-feira (19). Segundo o órgão, a fiscalização foi realizada no local pois a via dá acesso a dois portos, o Super Terminais e o Chibatão, o que a torna polo atrativo de caminhões e carretas.

A maior atenção foi dada a itens de segurança dos veículos, mas outras irregularidades também foram averiguadas. A infração mais comum foi a de veículos com pneus "carecas", ou seja, em péssimo estado de conservação, o que, enquanto infração grave, resulta na dedução de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.


Também foram apreendidos diversos veículos com equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante, como, por exemplo, o pino que prende o contêiner ao cavalo. Segundo o Detran, várias carretas não tinham o pino, ou tinham pinos enferrujados ou quebrados, colocando em risco a população e a própria vida de quem guia os automóveis.

Foram autuados também veículos com documentação irregular, sem documentação alguma e com licenciamento atrasado. Até um guincho foi apreendido por esses motivos - ele estava, inclusive, sem placa identificadora.

Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) participou da operação dando apoio e fiscalizando as autorizações dos veículos para trafegar na área urbana. Segundo a instituição, veículos com mais de 22 metros de comprimento precisam de uma autorização especial para trafegar, o que vários caminhões não tinham.


Segundo Leonel Feitoza, diretor do Detran/AM, as operações como a desta sexta-feira (19) vão se intensificar. "A ideia é conscientizar os empresários e fazer com que eles entendam que os seus veículos precisam estar dentro do que a lei pede, em termos de documentação, de pneus, de demais equipamentos, para que não aconteça outra tragédia como a desta quinta-feira (18). Aquilo foi uma imprudência e uma falta de responsabilidade, pois a carreta com o contêiner estava com excesso de peso", explicou.

Ainda de acordo com Leonel, os caminhões apreendidos já estão sendo encaminhados ao parqueamento do Detran, localizado no bairro Puraquequara, Zona Leste da capital.

Publicidade
Publicidade