Órgãos públicos iniciam ação integrada de segurança no aeroporto de Manaus
A entrada em funcionamento da AISA auxília as instituições públicas a enfrentar os desafios futuros na área de segurança pública, ocasionados pelo aumento contínuo do fluxo de passageiros e de realizações de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, contará com Ação Integrada de Segurança Aeroportuária (AISA). O lançamento do projeto aconteceu na manhã desta terça-feira (26), no auditório do Terminal de Logística de Carga (Teca).
A AISA tem a finalidade de aproximar as instituições ligadas à manutenção da segurança no ambiente aeroportuário, utilizando formas de aumentar a sinergia entre as autoridades envolvidas. Isso por meio de um detalhado organograma de acionamento, que visa agilizar a comunicação de ocorrências, dividir tarefas e proporcionar respostas eficazes a possíveis ameaças à segurança de passageiros e usuários.
A entrada em funcionamento da AISA possibilita otimizar a utilização dos recursos disponíveis e preparar as instituições públicas para enfrentar os desafios futuros na área de segurança pública, ocasionados pelo aumento contínuo do fluxo de passageiros e de realizações de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. A implantação da ação integrada se harmoniza ao Decreto Lei nº 7.168/2010, que instituiu o Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC).
Neste documento, o parágrafo 2º, do artigo 13, combinado com o caput do artigo nº 308, prevê que órgãos de segurança pública prestam apoio à Polícia Federal nos sítios aeroportuários, especialmente para a realização de inspeções com poder de polícia e busca pessoal, auxílio em situações de crise e emergência, bem como autorização de embarque de passageiro armado.