Domingo, 25 de Agosto de 2019
TERMO

Órgãos públicos propõem 10 medidas para diminuir assaltos a ônibus em Manaus

A instalação de um botão de emergência que sinalizaria um assalto em andamento ao ônibus, assim como a instalação de câmeras de alta definição estão entre as propostas



2e324bb4-a1bd-43f8-89b2-c18c38abb854_634746BD-F03B-4376-8179-C7EBB3E336A0.jpg Foto: Arquivo/Ac
13/07/2019 às 07:00

Para combater a grande quantidade de assaltos realizados aos ônibus de Manaus, diversos órgãos de segurança e ligados ao serviço de transporte realizaram, nessa sexta-feira (12), uma reunião em busca de soluções para o problema. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), o problema dos assaltos gera prejuízos de mais de meio milhão de reais por ano.

Conforme levantamento do Portal A Crítica publicado no início do ano, somente de janeiro a novembro de 2018, Manaus registrou o total de 2.397 assaltos a ônibus. Os números indicam, à época, uma média de sete assaltos por dia dentro de coletivos da capital.

Como resultado da reunião dessa sexta-feira, foram firmadas obrigações que cada um dos órgãos participantes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) terão que cumprir quando este for assinado. A assinatura definitiva do termo será realizada na próxima reunião entre os órgãos, com data ainda não divulgada.

Constituem a força-tarefa, a cúpula da segurança pública do Estado, Delegacia Geral de Polícia Cívil (DGPC), Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Instituto de Mobilidade Urbana de Manaus (Immu) e Casa Militar de Manaus, que trabalham juntos para ajustar o termo. A reunião foi promovida pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM).

Confira as medidas que serão adotadas pelos órgãos a seguir:

1 - O Georreferenciamento com localização dos coletivos (GPS)

2 - Conexão entre levantamento de dados e a solução de problemas

3 - Treinamento dos motoristas

4 - Instalação de equipamentos de segurança

5 - Melhoria da iluminação em paradas de ônibus

6 - Criação de um mosaico de parceiros para atuação em conjunto

7 - Aumento do patrulhamento policial para inibir a criminalidade

8 - Concentração dos casos num único órgão com estratégias de atuação

9 - Instalação de câmeras nos ônibus para captação e transmissão de imagens

10 - Instalação de um painel de alerta em LED’s para acionamento em caso de assaltos com botão de emergência

Receba Novidades

* campo obrigatório
News pedro01 9f97d6e2 e058 4e63 8ce7 e934cf255a3d
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.