Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Manaus

Orientação ambiental é ensinada para crianças em colônia de férias no parque do Mindu

Ao mesmo tempo em que divertem, crianças recebem orientação da importância de preservar a floresta



1.jpg No local é possível conhecer as nascentes do Igarapé do Mindu e um pouco da fauna e flora da unidade de conservação, além de diversas brincadeiras lúdicas
22/07/2015 às 10:37

Aproximadamente 80 crianças do bairro Cidade de Deus, na Zona Norte, participam da Colônia de Férias do Parque Municipal das Nascentes do Mindu até hoje. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambientes e Sustentabilidade (Semmas), é fazer com que, desde pequenos, os moradores das comunidades próximas tenham a consciência da importância da preservação do meio ambiente.

O Parque Nascentes do Mindu é a única unidade de conservação que abriga nos seus 16 hectares de extensão, as três nascentes de um dos principais igarapés que recortam a cidade: o Mindu. “Por isso é importante nós aproximarmos a comunidade que mora aqui perto e ensiná-las a como tratar o espaço para não degradar ao ambiente. Graças ao trabalho de educação ambiental, temos conseguido manter essas três nascentes preservadas, limpas”, afirmou o gestor da unidade, Marcos Antônio Lima.



A chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Kelly Souza, explicou que as crianças estão sendo orientadas sobres as questões ambientais a partir das cores vermelho, azul e amarelo associadas a jogos lúdicos. “O vermelho é associado ao fogo e, logo, às queimadas urbanas. Assim, as crianças são ensinadas a combater a queima do lixo doméstico e de folhas, o que é muito comum nesse período. O azul representa a importância da água e como estamos falando das nascentes do principal igarapé, mostramos que elas têm a responsabilidade de mantê-las limpas. Já o amarelo tem a ver com a atenção. É aí nós falamos da atenção à reciclagem e do reaproveitamento”, destacou a educadora ambiental.

Uma peculiaridade desta colônia de férias é que os pais aproveitam e também entram na brincadeira, com os filhos. A dona de casa Jaqueline Araújo da Silva, 28, mãe da pequena Juliana da Silva Rodrigues, de apenas 3 anos, afirma que a iniciativa é boa para toda a comunidade. “As crianças não têm espaço para brincar aqui no bairro e essa atividade no Parque além de saudável, é uma oportunidade para o aprendizado. Nós vemos muito lixo na rua e aqui, desde pequenos, elas aprendem a administrar o problema e criar uma consciência sobre a importância de preservar o meio ambiente”, disse.

Atividades lúdicas e orientação

Além das atividades lúdicas, as crianças que participarem da colônia de férias do Parque Nascentes do Mindu também vão participar de palestras com o Grupo de Amigos Voluntários Independentes do Amazonas (Gaviam). Eles (voluntários) fazem orientação sobre preservação ambiental e ensinam as crianças a lidar com situações de risco de vulnerabilidade na selva.

“Como aqui fica próximo à Reserva Duque, onde há muitas ocorrências de desaparecimento, nós estamos mostrando para eles que não se deve entrar em mata fechada e, ao mesmo tempo, fazemos uma simulação de um salvamento com um dos nossos cães, que foi treinado para esse tipo de operação”, afirmou a presidente do Gaviam, Suzy Arruda.

Localização

O parque Nascentes do Mindu está localizado na rua Andorinha, Cidade de Deus, na Zona Norte, e está aberto ao público de terça a domingo, das 8h às 17h. No local é possível conhecer as nascentes do Igarapé do Mindi e um pouco da fauna e flora da unidade de conservação. “Até o fim do ano vamos ter uma sala de educação ambiental para fortalecer ainda mais esse vínculo com a comunidade”, destacou Marcos Antônio.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.