Publicidade
Manaus
Manaus

Outubro traz clima ameno, segundo Instituto de Meteorologia

Inmet esclarece que é comum ocorrência de dias secos e quentes, bem como chuvosos em mês de transição de estações 17/10/2014 às 22:48
Show 1
A temperatura vai baixar, atestam previsões do Inmet
Florêncio Mesquita Manaus (AM)

Embora o volume acumulado de chuva registrado nos últimos dias tenha superado a previsão para este mês, a precipitação é considerada normal devido à transição entre as estações seca (ou menos chuvosa) e chuvosa. A explicação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o instituto, por se tratar de um período de mudança de estações é normal registrados dias secos e quentes, comuns no período seco, bem como dias bastante chuvosos e temperaturas amenas, comuns no período chuvoso. 

De acordo com o Inmet, até ontem choveu aproximadamente 155 milímetros, sendo que o volume de chuva esperado para o mês era de 87 a 135 milímetros. O monitoramento do volume de chuva é realizado na estação meteorológica do Inmet, localizada entre as avenidas Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife, e Maceió. Para o meteorologista Gustavo Ribeiro, do Inmet, com este volume outubro pode ser considerado um mês chuvoso na capital.

O que surpreendeu a população foram os efeitos das fortes chuvas que resultaram em tombamento de árvores, quedas de muros, além de deslizamentos de casas e barranco. A Zona Leste foi a mais atingida, sendo que a Defesa Civil atendeu 14 ocorrências na cidade. Gustavo esclareceu que chuvas com tal intensidade ocorrem geralmente em forma de pancadas sendo acompanhadas de rajadas de ventos e descargas elétricas, comuns nesta época do ano.

“Normalmente, são causadas por aglomerados convectivos ou linhas de instabilidade que são formados por nuvens profundas com grande potencial energético. Elas podem até precipitar granizo. Estes sistemas precipitantes são formados predominantemente por nuvens do tipo CB (Cumulonimbus)”, explicou.

Para o meteorologista, ao contrário do que muitos pensam, outubro e novembro não são os meses mais quentes do ano em Manaus. Ele ressaltou que normalmente os meses mais quentes na capital são agosto e setembro, por serem da estação seca ou do “verão amazônico” como também são chamados.

Publicidade
Publicidade