Publicidade
Manaus
COMEMORAÇÃO

Padaria aberta ao público distribui pães gratuitamente em Manaus

A iniciativa comemora o Dia Mundial do Pão, celebrado no dia 16 de outubro, e busca incentivar o consumo do alimento. Ele funciona no Manauara Shopping até domingo (16) 14/10/2016 às 14:40
Show 876987
A realização espera distribuir cerca de 36 mil pães durante a atividade (Foto: Lucas Jardim)
Lucas Jardim Manaus (AM)

O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindipan-AM) inaugurou, nesta sexta-feira (14), um espaço no Manauara Shopping, localizado no bairro Adrianópolis, que distribuirá cerca de 36 mil pães gratuitamente até domingo (16).

A iniciativa da entidade comemora o Dia Mundial do Pão, celebrado no dia 16 de outubro, e busca incentivar o consumo do alimento e, através de um espaço de produção aberto ao público, informar sobre o processo de panificação. Ele terá o mesmo horário de funcionamento do shopping durante os três dias: sexta-feira e sábado (15), das 10h às 22h, e domingo (16), das 12h às 21h.

Criatividade

Apesar do momento de instabilidade econômica, o presidente do sindicato, Williams Barbosa vê a iniciativa como algo oportuno e criativo. “A criatividade tem que existir, principalmente nestes momentos de crise em que temos que fazer da dificuldade uma oportunidade, então esse é um dos eventos que o mundo comemora. [...] No Brasil, muitas entidades desenvolvem ações diversas no sentido de levar informação e estímulo do consumo de pão para a população”, declarou.

Williams destacou a importância desse estímulo, não só para o fortalecimento do setor, mas também para a qualidade de vida do amazonense: de acordo com ele, o consumidor local ingere 26 quilos de pão por ano, menos que a metade do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 62 quilos por ano.

Diversificação

Uma das formas encontradas pelo setor para manter a clientela tem sido estabilizar os preços – Williams disse que o último reajuste deliberado pela entidade sindical foi o aumento de 8% ocorrido em abril de 2014. Com a alta do custo de produção, a solução foi diversificar os serviços da padaria, abrindo margens para espaços onde o cliente pode, se desejar, fazer todas as refeições.

“Nós começamos um movimento de profissionalização das padarias no sindicato e fomos atrás de informação que pudesse ampliar o que podíamos fazer. Uma preocupação que tínhamos era o de manter o espaço do negócio ativo. Tradicionalmente, você tinha os horários de pico e depois, você tinha o espaço lá, aberto, refrigerado, com funcionários, tudo isso ocioso. Agora, você nota que as padarias são verdadeiros espaços gourmet e você pode tomar café da manhã, almoçar e lanchar lá”, comentou Wellington Moreira, vice-presidente do Sindipan-AM.

Publicidade
Publicidade