Sábado, 07 de Dezembro de 2019
EDUCANDOS

Pagamento de indenização a famílias atingidas por incêndio começará em dezembro

Um termo de cooperação entre o Governo do Estado e a Defensoria Pública do Amazonas garantirá a indenização para 152 famílias que perderam casas no incêndio ocorrido no dia 17 de dezembro de 2018 no bairro de Educandos.



WhatsApp_Image_2019-11-18_at_11.27.02_783C38FA-2474-4D30-9E2E-DAA71E99F6F6.jpeg Foto: Euzivaldo Queiroz
18/11/2019 às 12:55

Um termo de cooperação formado entre o Governo do Estado e Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) indenizará, a partir do dia 16 de dezembro, 152 famílias que perderam suas casas durante o incêndio ocorrido em dezembro do ano passado no bairro Educandos, zona Sul de Manaus.

O anúncio da cooperação aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), durante a posse dos dez novos defensores públicos do estado que atuarão no interior do Amazonas.



"Nesse momento serão 152 famílias com a possibilidade de chegar a 400 beneficiados. Nós estamos fazendo, até o final do ano, junto a Defensoria Pública, mais de 250 audiências para identificar aquelas outras famílias atingidas por esse sinistro. O trabalho está sendo feito junto a várias secretarias para haja o cruzamento desses dados e que as pessoas indenizadas sejam, de fato, as merecedoras", afirmou o governador do Estado, Wilson Lima.

Foto: Euzivaldo Queiroz

As soluções contemplam Cheque Moradia no valor de 35 mil reais, destinados aos moradores cuja posse é legalmente documentada; de 15 mil por danos materiais decorrentes do incêndio, destinados aos proprietários não moradores; e Auxílio Moradia, com uma compensação financeira pelos bens imóveis, no valor de 6 mil reais para inquilinos e cedidos.

Outras 245 famílias participam de audiências, na DPE-AM, a partir do próximo dia 25, para tratar de processos de indenização, com a participação de representantes da Defensoria e Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).

"Serão duas semanas seguidas que reforçaremos o efetivo, colocando mais defensores por que o que a gente não acha justo é que famílias que não teve nenhum envolvimento com o incêndio se beneficie de uma id que é tão sacrificante e a quem carece  do serviço do Estado", afirmou o defensor público geral, Rafael Barbosa.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.