Publicidade
Manaus
Manaus

Pais e alunos pedem ajuda da comunidade para reabrirem escola na Zona Oeste de Manaus

A comunidade escolar está entregando nos sinais, desde domingo, um manifesto pedindo o funcionamento imediato da unidade.  22/06/2015 às 14:15
Show 1
Segundo comunidade, a escola é a única unidade de ensino médio do bairro e passou por uma única reforma em 2004 e desde então vem apresentando problemas.
Luana Carvalho Manaus (AM)

Professores, pais e alunos da Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós, no bairro Redenção, Zona Oeste, cansaram de esperar posicionamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e foram para o sinal pedir apoio da comunidade. Eles estão entregando, desde domingo, um manifesto pedindo o funcionamento imediato da unidade. 

Segundo o professor Dalmir Salazar, a escola é a única unidade de ensino médio do bairro. Em 37 anos de existência, passou por uma única reforma em 2004 e desde então vem apresentando problemas nas instalações elétricas, além de não possuir refeitório ou biblioteca adequada. 

“O ano letivo começou e os alunos tiveram apenas três dias de aula quando anunciaram que iriam fechar a escola para reforma. Isto foi em fevereiro, e até agora a reforma nem iniciou. Eles foram transferidos para escolas onde precisam caminhar até uma hora e muitos alunos desistiram porque não tem dinheiro para passagem de ônibus”, conta o professor. 

De acordo com Dalmir, aproximadamente 1,2 mil alunos foram prejudicados nos três turnos. “Alunos foram assaltados e chegam atrasados nas novas escolas todos os dias. Eles informaram que vão fazer a reforma mas estamos com receio que esta reforme demore quatro anos, como foi com o Petrônio Portela”, completou. 

A dona de casa Valdenice Sampaio Alencar, 41, tem duas sobrinhas que estudam na unidade. “Já estamos em junho e ainda não conseguimos a transferência delas. Elas vão perder o ano por conta dessa irresponsabilidade que fizeram com os alunos”. 

Confira o manifesto completo:

Carta aberta à comunidade da Redenção e bairros adjacentes 

Solicitamos o apoio de vocês em prol da cobrança às autoridades competentes (Seduc e Governo Estadual) para o início imediato da reforma da Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós; pois a mesma encontra-se abandonada servindo de refúgio para vândalos e marginais, e até este momento, a comunidade escolar não tem recebido nenhuma resposta por parte das autoridades. 

A escola é única do bairro que oferece Ensino Médio regular, e como a mesma encontra-se fechada desde meados de fevereiro, os alunos foram dispersos para outros bairros, resultando em uma série de dificuldades financeiras e têm levado muitos alunos a abandonarem a vida escolar.

Pedimos à comunidade apoio total a esta causa que objetiva o funcionamento imediato da nossa escola com o retorno dos nossos jovens e adolescentes ao direito a educação.

A Comunidade



Publicidade
Publicidade