Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Manaus

Pais e responsáveis devem ficar atentos aos dias de transferência dos alunos da rede pública

De 11 a 15 de janeiro, interessados podem procurar um dos 719 postos nas escolas ou pela internet. Alunos podem ser transferidos por mudança de bairro ou insatisfação



1.jpg
Ao fazer o pedido, será preciso levar o comprovante de escolarização para efetuar a transferência
05/01/2016 às 13:23

O período de transferência dos alunos da rede pública de ensino será de 11 a 15 de janeiro. Os interessados poderão procurar os 719 postos instalados nas unidades de ensino, disponibilizados pelas secretarias Municipal de Educação (Semed) e Estado de Educação (Seduc). A outra opção é solicitar a transferência por meio do site www.matriculas.am.gov.br.

Para facilitar a vida dos pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal, a Semed reordenou automaticamente os alunos das escolas sem continuidade de ensino de 2015 para 2016 para outras unidades próximas, ou seja, obedecendo um raio de um quilômetro de suas casas. A Semed ressaltou, ainda, que mesmo o reordenamento sendo automático, os pais precisam ir a escola para confirmar a matrícula.

Qualquer aluno poderá solicitar sua transferência, por mudança de bairro, por insatisfação de reordenamento da localidade/escola ou ainda no caso de nova matrícula. Ao fazer o pedido, será preciso levar o comprovante de escolarização para efetuar a transferência.

A gerente de Matrícula e Dados de Rede da Semed, Darlene Liberato, alertou aos pais e responsáveis pelas crianças de que a mudança de escola só deve ser feita quando se houver certeza do procedimento.

“Temos que ressaltar aos pais que a transferência deve ser feita só no caso de mudança de endereço, porque às vezes, o responsável tira o aluno de uma escola que está estudando e acostumado, para outra unidade (bairro diferente) e não encontra vaga. Com isso, o aluno fica sem estudar em canto nenhum. A transferência dever ser bem pensada. Os pais devem respeitar também a parte social do filho, que já está acostumado na escola na qual estuda”, observou.

Darlene destacou, ainda, que caso os pais queiram mudar o aluno de escola municipal para outra que tenha a mesma modalidade de ensino, a alteração só poderá ser realizada se a família tiver mudado de bairro. "É um período que se tem uma movimentação grande dos alunos que estudaram e terminaram o ano letivo de 2015 e é feito antes de atender os alunos novos da rede”, explicou, ao lembrar que o aluno só vai à escola que pretende estudar quando estiver em mãos com a carta de designação.

Outras informações poderão ser obtidas na Gerência de Matrícula de Semed, localizado na sede da Semed, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, ou pelo telefone 3632-2108 e endereço eletrônico gerenciamatricula@gmail.com.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.