Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Manaus

Pais não precisam dormir nas filas para garantir vaga para novos alunos da rede pública

De acordo com a titular da Semed, além do portal eletrônico, há mais de 1 mil escolas estaduais e municipais destinadas ao atendimento do processo de matrículas



1.jpg
As longas filas formadas em frente às escolas para a efetuação da matrícula do Ano Letivo -2015 foram alvos de reclamações
04/01/2016 às 10:46

A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, destacou que os pais ou responsáveis não precisam dormir nas filas para garantir vaga para novos alunos da rede pública. Entre os procedimentos disponível para a requisição de vagas para 2016, está o atendimento informatizado 24h via internet.

De acordo com ela, além do portal eletrônico, há mais de 1 mil escolas estaduais e municipais destinadas ao atendimento do processo de matrículas. “Se uma escola possui filas, fuja dela. Dormir em fila não garante vaga. Enquanto um pai dorme na fila, um outro vai a uma escola com pouca ou nenhuma espera e consegue matricular o filho. É importante ressaltar também que qualquer escola da Semed matriculará novos alunos da Seduc e vice-versa. Se quero que meu filho estude na escola X, mas a escola X está com fila, eu posso ir até a escola Y e solicitar a matrícula na escola X. O sistema da rede pública de ensino é todo interligado”.

Para o atendimento presencial e mesmo para a efetivação da matrícula via internet a partir de 17 de janeiro, o gestor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aconselha que, para agilizar este atendimento, o candidato ou seus responsáveis podem realizar um cadastro prévio no site www.matriculas.am.gov.br. “Este cadastro já está disponível e prosseguirá até o dia 16 de janeiro. Este cadastro prévio agilizará tanto o atendimento via web como o atendimento presencial em qualquer um dos locais disponibilizados, visto que no momento da solicitação da vaga, os dados do estudante já constarão no sistema”, explicou o secretário da Seduc, Rossieli Silva.

Cronograma

Também conforme anos anteriores, Governo e Prefeitura organizaram um cronograma de atendimento com datas específicas para cada modalidade de ensino, de modo a facilitar e agilizar o processo.

Com a ressalva de que o atendimento pode ser realizado para qualquer modalidade de ensino via internet a partir de 17 de janeiro, o atendimento presencial, em 583 escolas da Seduc em todo o Amazonas e em outras 494 da Semed em Manaus, será realizado a partir do dia 18 de janeiro.

Nestas 1.077 escolas, inicialmente, será realizado o atendimento às pessoas que requisitarem vagas para o ensino infantil (18 a 22 de janeiro); seguidas das vagas para o ensino fundamental e EJA de 1º ao 5º ano (19 a 22 de janeiro); ensino fundamental e EJA de 6º ao 9º ano (20 a 22 de janeiro) e ensino médio/EJA (21 a 22 de janeiro).

Em números

170 mil Vagas para novos alunos estão entre as novidades de oferta do processo realizado pela Semed e Seduc. Destas, aproximadamente 104 mil são em Manaus, sendo 42 mil na rede municipal e 62 mil na rede estadual. No total, a rede pública de ensino conta este ano com 238.767 vagas (para alunos antigos e novatos), um aumento de 4,4% em relação à 2015.

Início das aulas

As aulas do Ano Letivo de 2016 terão início no dia 15 de fevereiro para as escolas da rede estadual e 11 de fevereiro para as escolas da rede municipal. A partir do dia 17 de janeiro, os responsáveis pelos estudantes podem solicitar vaga pelo site www.matriculas.am.gov.br.

Rematrícula

Alunos que estudaram na rede municipal de educação em 2015 e continuarão no próximo ano têm suas vagas garantidas. O período para confirmar a rematrícula começou no último dia 9 de dezembro e se estenderá até o próximo dia 29 de dezembro.

Confirmação

Após preenchidas as informações online, no dia seguinte, os pais poderão ir a qualquer uma das 719 escolas públicas de Manaus (225 estaduais e 494 do municipais) que irão funcionar como posto de atendimento para receber documentos e confirmar as matrículas.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.