Publicidade
Manaus
TRÂNSITO

Palestra, panfletagem e ação marcam Dia de Combate à Violência no Trânsito

As atividades foram realizadas em uma escola de ensino fundamental, em avenidas movimentadas da zona Leste e nas calçadas da avenida Djalma Batista, zona Centro Sul 28/03/2016 às 18:11
Show palestras municipal prevencao acidentes violencia acrima20160328 0029 15
Palestras educativas, panfletagem e ações de respeito ao pedestre marcaram o Dia Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, nesta segunda-feira (Karla Vieira/Semcom)
acritica.com MANAUS

Palestras educativas, panfletagem e ações de respeito ao pedestre marcaram o  Dia Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, nesta segunda-feira (28). As atividades foram realizadas em uma escola de ensino fundamental, em avenidas movimentadas da zona Leste e nas calçadas da avenida Djalma Batista, zona Centro Sul.

O trabalho começou com uma apresentação para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ferreira (Bola do Produtor), com idade entre 7 e 10 anos. O tema sobre  leis de trânsito, de forma lúdica e em tom de brincadeiras,  foi abordado por educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

Para a educadora de trânsito, Maria Rita Santos, as ações de educação são fundamentais nessa idade porque as crianças aprendem e ainda corrigem os pais quando eles cometem algo de errado no trânsito. “Nossas ações são voltadas para as crianças, os futuros condutores. Com o aprendizado desde cedo, com certeza serão bons motoristas e farão um trânsito melhor no futuro”, afirmou.

Após a atividade dentro da escola, os educadores fizeram panfletagem na avenida Autaz Mirim, via que no ano de 2015 registrou 17 vítimas fatais no trânsito. Educadores do Manaustrans, da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e voluntários do Projeto Vida no Trânsito, percorreram parte da avenida, orientando pedestres e condutores sobre travessia segura e respeito às leis de trânsito.

De acordo com o agente de trânsito e supervisor da área Leste, Otávio Raboni, as ações de panfletagem reforçam a busca para redução dos acidentes na via, além do trabalho que é feito pelos agentes do Manaustrans . “Estamos diariamente fiscalizando, orientando e pedindo aos pedestres que façam sua parte: sempre atravessar na faixa, estender o braço e esperar os carros pararem e só depois fazer a travessia segura” disse Raboni.

A panfletagem se estendeu até a rua Hilário Gurjão, conhecida como rua Fuxico, local de grande fluxo de pedestres. No local, os transeuntes foram orientados a fazer a travessia segura. Os motoristas receberam orientação para não parar em fila dupla e respeitar as áreas de embarque e desembarque de mercadorias.

A orientação também foi realizada nesta segunda-feira  nas avenidas Max Teixeira, em frente a EE Júlio César M. Passos; Av. Rodrigo Otávio, em frente ao Rapidão Cometa; Av. André Araújo, em frente a EE Sant’ Ana e na Av. Duque de Caxias, em frente a EE 1° de Maio.

Calçada Livre

Agentes do Manaustrans e fiscais do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) também percorreram a avenida Djalma Batista na manhã desta segunda-feira, com a Operação Calçada Livre, que fez parte da programação. Um veículo estacionado na calçada foi removido pelo guincho. Uma banca de venda de comidas , instalada no passeio, foi retirada pelos fiscais. A atividade teve o objetivo de desobstruir as calçadas de áreas comerciais.

 As atividades encerraram a programação da 2ª  Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, iniciada no dia 21 de março. Os eventos já fazem parte do  calendário oficial do município de Manaus que institui o 28 de Março como o Dia Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, de acordo com a Lei Municipal número 1.861 de 06 de maio de 2014.

 A data lembra as 16 vítimas fatais do acidente de trânsito na avenida Djalma Batista, ocorrido no dia 28 de março de 2014.

 *Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade