Publicidade
Manaus
Manaus

Palhaço Curumim vive rotina de internações em busca de tratamento de fratura na perna

Rosival Dias, o Palhaço Curumim, vive, há um ano, ‘viacrucis’ em busca de tratamento de fratura na perna, com um desejo: voltar em breve ao trabalho 17/10/2013 às 08:20
Show 1
Nesta quinta-feira (17) o palhaço Curumim completa um ano afastado das brincadeiras, vítima da morosidade da rede pública
CAROLINA SILVA ---

Há um ano longe da alegria das crianças, que se divertiam com seus espetáculos cheios de graça, Rosival Dias, 46, mais conhecido como Palhaço Curumim, vive uma rotina de internações em hospitais cercada de medicamentos, procedimentos cirúrgicos e com um desejo: voltar em breve ao trabalho.

Rosival fraturou a perna esquerda num acidente de moto em 17 de outubro de 2012, quando retornava do trabalho para casa. A partir dali, se viu impossibilitado de ir às comunidades ribeirinhas do Amazonas com sua arte de alegrar.

Também se viu diante de uma verdadeira “via crucis” no Sistema Único de Saúde (SUS), na espera pela recuperação da fratura da tíbia (osso da canela) e da fíbula (osso longo situado na parte lateral da perna).

Quando sofreu o acidente, Rosival foi levado ao Hospital e Pronto Socorro Dr. Platão Araújo (HPSPA), teve a perna imobilizada com calha de gesso e foi orientado a procurar atendimento ambulatorial na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ). “Só engessaram e me mandaram para casa”, disse. Ele conseguiu uma consulta na unidade somente para novembro do mesmo ano.

Dois dias depois do acidente, Rosival procurou o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Danilo Corrêa por causa de dores na perna e “formigamento”.

A médica que o atendeu retirou as ataduras e viu que o membro estava com bolhas de água (flictemas) e com sinais de infecção, e pediu a transferência de Rosival para o HPSPA, o que ocorreu no dia seguinte. “Ela viu que a situação era grave”, lembra.

Na unidade, ele passou por três procedimentos cirúrgicos, nos quais recebeu os implantes de um fixador interno provisório e de platina, para adiantar mais o tratamento e recuperação da perna fraturada.

“Antes já havia a recomendação para implantar o fixador externo ‘ilizarov’. Mas não sabia que passaria por uma longa espera por ele”, desabafou. A recomendação era para que o procedimento fosse feito na Fundação Hospital Adriano Jorge. Este fixador permite o remodelamento, alongamento, correção de fraturas e deformidades ósseas.

Implante levou seis meses

Somente em abril deste ano, quase seis meses depois do acidente, e internado no Hospital Pronto Socorro Platão Araújo desde fevereiro, foi solicitado o implante do fixador externo “ilizarov” em Rosival. “Com o passar do tempo surgiu uma infecção no osso. E o risco de perder o membro era iminente”, relatou Rosival.

Ele recebeu mais uma alta médica, mas em julho voltou a sentir dores e foi novamente internado no HPSPA. Depois, iniciou um tratamento com antibiótico intravenoso (com injeções). “Passei a ficar com receio de ir pra casa com o problema não resolvido. Ontem, (terça-feira) o diretor do hospital confirmou a cirurgia. Após este longo período de dificuldade em conseguir um tratamento digno no SUS, espero que agora seja possível isso acontecer”, desabafou Rosival.

Promessa de cirurgia

O Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo informou, em nota, que a cirurgia de Rosival Dias está agendada para a próxima segunda-feira. De acordo com a direção, o procedimento exigiu a compra de kit específico para a intervenção, adquirido pelo Governo do Estado, ao custo de R$ 50 mil.

A Fundação Hospital Adriano Jorge, entretanto, informou que Rosival foi atendido com osteomielite (infecção no osso), o que ocasionou a não consolidação da fratura. Informou ainda que é um diagnóstico de difícil tratamento, sendo necessária terapia com antibióticos, e que demanda tempo.

Segundo a unidade, o paciente precisou passar por vários ciclos até poder ser operado novamente para retirada do fixador interno. Após o procedimento, foi demandada a necessidade de cirurgia implantar o fixador externo “ilizarov”.

Publicidade
Publicidade