Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020
ÔNIBUS NATALINO

'Papai Noel' chegou no 515: motorista enfeita ônibus que percorre bairros e Centro

A iniciativa partiu do próprio motorista, que pensou em proporcionar uma viagem divertida, leve e com muito alto astral à população, seja crianças ou adultos



_nibus_natal_1_07D8BB08-2F5D-4FEA-BFC1-0055ECE6A82E.JPG A linha 515 pertence a empresa Expresso Coroado. Todos os dias, Rosinha percorre as ruas do bairro Coroado até o Centro (Foto: Divulgação)
02/12/2018 às 09:48

A linha 515, comandada pelo motorista Ismael Martins Rosa, mais conhecido como “Rosinha”, de 58 anos, é o único do transporte coletivo  que percorre os bairros e área central de Manaus completamente enfeitado. E para as festas de fim de ano, o ônibus está devidamente “equipado” para as festas de Natal e Ano Novo.

A iniciativa partiu do próprio motorista, que pensou em proporcionar uma viagem divertida, leve e com muito alto astral à população, seja  crianças ou adultos. “A empresa abraçou a minha ideia. Hoje  temos até cronograma com as datas comemorativas para que sejam  feitos  os enfeites. No mês passado enfeitamos em alusão ao Novembro Azul e o meu ônibus já está sendo preparado para a viagem do Papai Noel”, contou.



As comemorações são as mais diversas. Até a Copa do Mundo  deste ano não passou despercebida. “Agora vamos para o Natal. Em janeiro é o Ano Novo e, geralmente, colocamos adornos todos em brancos. Depois vem o Carnaval e na sequência, virá o Festival Folclórico  de Parintins e por aí vai”, ressaltou ele, que trabalha na empresa Expresso Coroado  há sete anos e antes disso, quando era taxista,  já enfeitava o próprio carro para comemorar essas datas e chamar atenção dos passageiros.

Sentimento gratificante

Para  “Rosinha”, como é conhecido popularmente,  o melhor é poder ver o sorriso das pessoas quando entram o ônibus. “O mais legal é ver como as pessoas recebem, acham engraçado. Às vezes entram com o olhar baixo, mas depois vejo um sorriso e  isso é muito gratificante. Tem gente que procura o ônibus, alguns aguardam nossa viagem, outros ligam para a empresa para saber o que vamos fazer”, explicou.

As viagens acontecem quatro vezes ao dia pela manhã, mas ele também viaja para outros bairros conforme solicitação. “Ao invés da viagem ser aquela estressante, é uma viagem bem descontraída. As pessoas riem, tiram foto, fazem selfies”, comentou.

Os enfeites são comprados pela empresa. “Antes eu tirava do meu bolso,  mas hoje, a empresa ajuda no custo. Inclusive, existe uma equipe pronta para fazer o que é programado”, disse. A rota do 515 segue o itinerário  Coroado-Centro e Centro-Coroado.

Roteiro

 A linha 515 pertence a empresa Expresso Coroado. Todos os dias, Rosinha percorre as ruas do bairro Coroado até o Centro levando e transmitindo um pouco mais de alegrias à população.  Com a aproximação das festas de final de ano, o ônibus já está rodando com decoração natalina.

Sonho de criança

Além de caracterizar o ônibus para cada data comemorativa, Ismael Rosa também é conhecido por sua simpatia com os passageiros.  Segundo ele, a ideia de vestir-se de Papai Noel surgiu quando ele ainda era taxista e via as crianças que não conseguiam tirar foto com o personagem nos shoppings da cidade, porque era pago. “Para mim aquilo era uma coisa ruim e, por isso, resolvi levar o Papai Noel para todos”, explicou.

Em entrevista ao A CRÍTICA em setembro de 2016, Ismael contou que o sonho  de ser motorista começou quando ele ainda era uma criança. “Eu amo minha profissão e são essas pessoas que estão aí que fazem meu dia valer a pena. Às vezes são os mesmos, que já sabem o horário e já estão na parada esperando o ônibus. Eu gosto do que eu faço porque eu faço com amor”, disse ele. “Então, se você faz o melhor em casa por que não faz o melhor no trabalho para que seu dia fique, pelo menos, 99% bem? Quando termina o dia, só agradeço”, concluiu.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.