Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
PAPAI NOEL POR UM DIA

Abrigos fazem campanhas para arrecadar presentes de Natal para crianças

Instituições criam correntes do bem para que crianças atendidas tenham um natal mais feliz



cartinhas_463C0347-31DE-4245-B6D3-54DB6CC952A2.JPG Foto: Eraldo Lopes
20/12/2019 às 07:32

 “Querido Papai Noel, neste Natal eu gostaria de ganhar uma luva de goleiro, ou uma calça jeans ou um kit escolar”. É o que diz o trecho da cartinha de uma criança de oito anos pendurada em uma árvore natalina bem na entrada do abrigo O Coração do Pai, na Zona Sul de Manaus. Junto dela muitas outras cartinhas estão aguardando serem apadrinhadas. Tem sido assim desde o começo do mês quando a instituição vem promovendo a campanha “Adote um Coração”, em que qualquer pessoa pode adotar uma das cartinhas escritas pelas 73 crianças e adolescentes acolhidas na capital e em Iranduba, na Região Metropolitana.

Os interessados em ser o Papai Noel de uma das crianças pode ir à instituição em horário comercial, das 8h às 17h, na rua Francisco Pereira da Silva (antiga D-14), 113, no bairro Japiim 2, ou, se preferir, também pode solicitar uma das cartas via WhatsApp pelo número 92 99472-1331. Uma foto com as três opções de presente será enviada ao interessado, que tem até o dia 23 para entregar o presente. O “Papai Noel por um dia” pode dar uma das três sugestões de presente ou até mesmo os três, se assim preferir.



“Esse é o segundo ano que realizamos essa campanha. Ano passado foi um sucesso. O legal é que a pessoa tem a oportunidade de entregar o presente nas mãos da criança e, em troca, ela recebe um caloroso abraço. A ideia que passamos às crianças é que elas não estão recebendo algo, estão dando um abraço e um beijo, e em gratidão ganham um presente”, disse a diretora executiva, Vânia Hall, fundadora do abrigo ao lado do esposo, o missionário Barry Hall.

Vânia Hall conta que do ano passado até hoje ela já perdeu as contas dos momentos marcantes que já presenciou em que os “Papais Noéis por um dia” saíram do abrigo impactados pelo brilho de gratidão no olhar das crianças presenteadas. “É aquela ideia, quem dá é muito mais abençoado do que quem recebe. Os pedidos das crianças e adolescentes acolhidos são bem simples, vão de kit escolar, a roupa, jogos de tabuleiro, mochila, toalha etc. Eles ficam empolgados com esse momento. Cada vez que a campainha toca é uma expectativa muito grande entre eles”, conta.

O abrigo O Coração do Pai atua há oito anos em Manaus, e desde 2016 conta com uma filial no município de Iranduba, distante a 27 quilômetros da capital. Atualmente, a filial de Manaus abriga 30 crianças e adolescentes entre 0 e 13 anos, e a de Iranduba, 33. As cartas de todas as crianças acolhidas pela instituição estão na filial de Manaus.

A magia do Natal

Roupas, material escolar, bonecas, super-heróis, entre outros brinquedos. Esses são alguns dos pedidos de Natal feitos pelas 22 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social abrigadas no Núcleo de Assistência a Criança e à Família (Nacer), que também está promovendo uma campanha de adoção de cartas, chamada “Você acredita na magia do Natal?”.

Quem quiser ser o Papai Noel de uma delas pode entrar em contato com a assistente social da instituição, Ruana Silva, pelo aplicativo WhatsApp, no telefone 92 99109-0312, para receber uma lista de presentes. Aos interessados em adotar uma carta pessoalmente, a instituição fica localizada na rua 35, n° 02, bairro Parque Dez de Novembro,  Zona Centro-Sul da capital. O prazo para adotar uma carta vai até o dia 20.

“As cartas podem ser pegas até o dia 20 (hoje), dia em que haverá uma ceia de Natal das crianças com os voluntários e colaboradores da Nacer, e quando os presentes serão entregues. Todos os anos a gente faz uma ação no Natal. Esse ano, inovamos e divulgamos a ideia das cartinhas nas redes sociais. A procura está sendo boa, o que é ótimo, pois, para todas as crianças, o Natal é um dos momentos mais esperados do ano”, destacou a voluntária Fabrícia Campos.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno Cidades do jornal A Crítica. Jornalista por formação acadêmica. Já foi revisor de texto de A Crítica por quatro anos e atuou como repórter em diversas assessorias de imprensa e publicações independentes. Também é licenciado em Letras (Língua e Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.