Publicidade
Manaus
Manaus

Parceria entre FCecon e Iapes beneficia pacientes com câncer de mama

Cerca de 40 mulheres foram beneficiadas e a ideia é que as sessões sejam realizadas a cada 15 dias, com fisioterapeutas em fase de especialização em Dermato-Funcional 01/11/2013 às 14:24
Show 1
De acordo com o doutor em Terapia Intensiva Daniel Xavier, as técnicas aplicadas têm por objetivo reduzir o acúmulo de líquido no braço em pacientes com câncer de mama
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou, nos dias realizou nessa quinta-feira (31) e sexta (1), uma atividade em parceria com o Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes), voltada às pacientes de câncer de mama que passaram pela cirurgia de mastectomia (retirada parcial ou total da mama) em decorrência da doença. Cerca de 40 mulheres foram beneficiadas e a ideia é que as sessões sejam realizadas a cada 15 dias, com fisioterapeutas em fase de especialização em Dermato-Funcional.

A atividade foi desenvolvida no Ambulatório do hospital, considerado referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, localizado no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. As pacientes que participaram da ação foram previamente selecionadas. As próximas a participarem do projeto, conforme o coordenador de fisioterapia da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da FCecon, o doutor em Terapia Intensiva Daniel Xavier, serão selecionadas via e-mail (fisioterapiafcecon@gmail.com) ou podem entrar em contato pelo telefone 3238-2563 (Iapes).

De acordo com ele, as técnicas aplicadas têm por objetivo reduzir o acúmulo de líquido no braço ocasionado pela remoção de linfonodos (linfedema) durante a cirurgia de mastectomia em pacientes com câncer de mama, doença que deve atingir cerca de 340 mulheres este ano no Estado, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Daniel, que está à frente da ação junto à fisioterapeuta do Iapes, Adriana Sadala, explica que, ao retirar a mama, a maioria das pacientes acaba por ter o movimento do braço limitado por motivos variados, como a formação de cicatrizes, entre outros, e a fisioterapia, logo após a cirurgia, e de forma contínua, pode reduzir esses efeitos, possibilitando o retorno às atividades rotineiras sem maiores prejuízos.

Segundo ele, as mulheres beneficiadas terão um ‘plus’ com a ação, uma vez que já praticam fisioterapia na unidade hospitalar a partir de um cronograma específico definido pelo Serviço de Fisioterapia. Contudo, será a implementação de um novo serviço, já que a especialização em Dermato-Funcional abrange justamente técnicas específicas para a amplitude do movimento, acrescentou, lembrando que cada sessão de fisioterapia terá a duração de 40 minutos.

II Pan Amazônico de Oncologia

Daniel Xavier é um dos palestrantes convidados do II Congresso Pan Amazônico de Oncologia, e ressalta que temas como este estarão presentes no evento, que acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções, localizado na avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul de Manaus. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site.

O congresso terá outros três eventos simultâneos. São eles: o II Congresso de Enfermagem Oncológica da Região Amazônica, a IV Jornada de Radiologia, a I Jornada de Anestesiologia e a I Jornada Amazonense de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos. O congresso oferece 1,2 mil vagas para congressistas. Além dos profissionais do Amazonas, convidados de outros estados brasileiros também irão participar conduzindo parte das 90 palestras programadas.

*Informações da assessoria de comunicação da FCecon

Publicidade
Publicidade