Publicidade
Manaus
REFORMA

Parceria entre Prefeitura e Suframa vai revitalizar ruas do Distrito Industrial

Prefeitura e Suframa anunciaram recursos de R$ 150 milhões para novo cronograma de serviços nas vias do distrito a partir de 2018 02/08/2017 às 10:51
Show 1255146
(Foto: Aguilar Abecassis)
Rebeca Mota Manaus (AM)

Uma novela que se arrasta há pelo menos uma década. O precário estado de conservação de algumas vias públicas do Distrito Industrial 1, Zona Sul, pode chegar ao fim. É o que promete a Prefeitura de Manaus que, na última terça-feira (25) firmou Com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) uma parceria para a revitalização da área.

O termo de compromisso para recuperar as vias do Distrito Industrial já tinha sido aprovado em dezembro do ano passado, visando a transferência de R$ 150 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de revitalização do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O anúncio para recuperação das vias do distrito pela prefeitura e Suframa é esperado desde o ano passado, com previsão para que as obras iniciassem nesse primeiro semestre. E em março deste ano o prefeito Arthur Neto fez uma reunião junto com a ex-superintendente, Rebecca Garcia sobre o mesmo assunto.

Transtorno

Os buracos e a falta de asfaltamento geram diversos transtornos a motoristas, empresas e pedestres que precisam caminhar pela área. São carretas na contramão tentando desviar de buracos, quebra de peças de veículos, acidentes fatais, além da demora para que as obras comecem.

“Já furou várias vezes os pneus dos veículos que transporto os meus produtos e isso é uma vergonha. Estamos no meio de multinacionais, de empresas de grande porte, e temos que lidar com esses problemas nas vias. Eu espero que realmente aconteçam essas obras aqui no distrito, pois isso afeta diretamente não só nós, empresários, como também o consumidor final”, diz o proprietário da CV da Amazônia, Raphael Benfica.

Para o presidente da Federação das Indústrias (Fieam), Antônio Silva, as obras no Distrito Industrial já eram para ter sido iniciadas e se mantém esperançoso para que comecem logo.

“Isso já era para ter acontecido há muitos anos. Desde o comando da Rebecca Garcia, a verba já havia sido viabilizada. Precisamos urgentemente que as obras iniciem, pois precisamos realizar os transportes dos produtos. E esperamos que iniciem logo, pois o trafego está muito complicado”, revela.

Sem previsão de término

Em resposta, a assessoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) conta que as obras estão no processo executivo de projeto. “São tramites burocráticos exigidos dentro do acordo com a Suframa. Sequencialmente as obras começam. Não tem um prazo especifico, mas conforme determinação do prefeito Arthur Neto, todos os esforços estão sendo empenhados para que seja concluído no menor tempo”.

Últimas obras

Em março do ano passado ocorreu o último tapa-buracos nas vias do distrito, depois de uma série protestos de trabalhadores e motoristas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e do impasse sobre de quem era a competência da manutenção das vias do Distrito Industrial - se da Suframa, Prefeitura ou Governo do Estado -, a Seminf executou serviços de tapa-buracos na principal via de acesso do PIM, a avenida Buriti.Aguilar AbecassisProprietários e motoristas reclamam dos problemas causados pelos buracos nas vias, como furo de pneus e acidentes fatais

Personagem: Presidente da Cieam, Wilson Périco

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, conta espera que as obras sejam iniciadas e que dê tempo de serem realizadas em no máximo dois anos.

“Tem que começar logo, porque depois inicia o verão e vai ser um período oportuno para as obras serem realizadas. Faz anos que ninguém cuida do distrito, estávamos completamente esquecidos. Esse verba tinha sido assegurada desde o início do ano e espero que dê certo”, enfatiza.

Publicidade
Publicidade