Publicidade
Manaus
'CAMINHADA DA MEMÓRIA'

Parque do Mindu recebe caminhada para conscientização sobre Doença de Alzheimer

Evento foi realizado na manhã deste sábado pela Associação brasileira de Alzheimer (ABRAz). Segundo organização mundial, mais de 1 milhão de pessoas são impactadas pela doença no Brasil 24/09/2016 às 11:08 - Atualizado em 25/09/2016 às 15:02
Show alzeimer
Caminhada no Parque do Mindu reuniu grupos de idosos e familiares de pessoas acometidas com Alzheimer (Foto: Evandro Seixas)
Silane Souza Manaus (AM)

O Parque do Mindu, no bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus, foi palco da “Caminhada da Memória”. O evento foi realizado na manhã deste sábado (24) pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), Regional Amazonas para conscientizar a população sobre a Doença de Alzheimer (DA) e alertar para a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com a organização Alzheimer's Disease International (ADI), 45 milhões de pessoas são impactadas pela Doença de Alzheimer no mundo. Só no Brasil, a doença impacta 1,2 milhão de pessoas. A estimativa é que a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo e a previsão é de que haja uma ocorrência a cada segundo, em 2050, sendo que a DA responde pela metade das causas de demência.

A presidente da ABRAz, Regional Amazonas, Stella Torres, ressaltou que a caminhada visa, principalmente, informar a sociedade que o Alzheimer existe e qualquer pessoa a partir de 60 anos está propensa a adquirir a doença que, apesar de não ter cura, tem tratamento que melhora significamente a qualidade de vida da pessoa que sofre de Alzheimer e também de seus familiares e cuidador.

"Essa não é só uma simples caminhada. Nós temos a oportunidade de estar executando uma atividade física que é um dos hábitos saudáveis de prevenção para a Doença de Alzheimer. Nós sabemos que o Alzheimer não tem cura, mas se nós tivermos hábitos saudáveis como atividade física a tendência é que não se adquira ou que se retarde a doença", salientou Stella.

No último dia 21, foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Em Manaus, a ABRAz, Regional Amazonas, promoveu diversas ações durante esta semana em alusão a data. A "Caminhada da Memória" fechou a programação da campanha que contou ainda com distribuição de cartilhas sobre a doença, oficinas e palestras.

Publicidade
Publicidade