Domingo, 26 de Maio de 2019
Manaus

Parque Lagoa do Japiim receberá horto municipal este ano e divide opiniões entre moradores

A implementação do horto nas dependências do Parque Lagoa do Japiim não foi bem aceita pelos frequentadores



1.gif
Parque Lagoa do Japiim foi apresentado como solução para a falta de lazer e área de esportes na Zona Sul
09/07/2015 às 09:20

O Parque Lagoa do Japiim, na Zona Sul, ganhará um novo atrativo. O Horto Municipal, que terá como função a revitalização do local. Entretanto, o projeto previsto para ficar pronto até dezembro deste ano, não foi bem recebido pelos moradores e frequentadores do local.

Segundo eles, o projeto inicial apresentado à população em 2008, previa quadras poliesportivas, pista de caminhada e ciclovia, além de uma estação de tratamento de efluentes. A falta de manutenção do local também é colocada como uma das principais carências do local. As lanchonetes e sorveteria que, antes funcionavam, hoje estão desativadas.

Hoje o espaço é timidamente visitado por moradores de bairros próximos que realizam caminhadas em volta da lagoa. “Frequento a lagoa desde a inauguração e é lamentável a atual situação. Um espaço como esse deveria gerar mais benefícios para a cidade”, comentou Suely Tavares, 28, frequentadora do parque. 

Para o estudante universitário Carlos Bentes da Silva, 24, o espaço poderia ser melhor aproveitado, com academia a céu aberto e espaço para as crianças. “Além da falta de manutenção deveriam construir mais espaços para as famílias desfrutarem e praticar exercícios”. Quanto a implementação do Horto Municipal no parque, o estudante opinou em desfavor do projeto. “Realmente não sei se a construção de um horto é necessário, há outras carências no local como quadras poliesportivas e uma estação de tratamento de esgoto”, opinou.

O mau cheiro causado pela poluição da lagoa é outro motivo que diminui o número de frequentadores do parque, que possui uma área total de 41 mil metros quadrados compostos por três prédios, um anfiteatro, uma área de convivência e o espaço para caminhadas e corridas em volta da lagoa.

Projeto

Desde o último dia 2, a Prefeitura vem preparando o terreno do Parque para a construção do novo Horto de Manaus. O horto será construído em uma área de aproximadamente um hectare, localizada na segunda etapa do Parque Lagoa do Japiim, próximo ao anfiteatro. Atualmente o espaço não é utilizado. A estimativa é que o novo espaço ajude na arborização e no paisagismo urbano da cidade.

Arborização e paisagismo

A diretora de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Rosemary Bianco, explicou sobre a retirada da vegetação rasteira. “Será para avaliar os pontos de vazão de esgotos vindos da comunidade vizinha e assim poder dimensionar a Estação de Tratamento de Efluentes que faz parte das instalações do projeto do novo Horto”, comentou.

A subsecretária da Semmas, Aldenira Queiroz, lembrou que a Estação de Tratamento de Efluentes será objeto de compensação ambiental pela empresa Manaus Ambiental. Atualmente, o Horto Municipal funciona no Colégio Agrícola, na zona Leste, e já produziu este ano 110.949 mudas entre arbóreas, frutíferas e ornamentais, mantendo um estoque das mesmas espécies de 182.200 mudas.Segundo a Semmas, as plantas produzidas no horto atendem uma das ações do Plano Plurianual do Município que é o Programa Manaus Verde e Vida.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.