SAÚDE

Normal ou cesárea? Assunto é tema de evento entre grávidas e médicos

O bate-papo foi realizado neste sábado por uma equipe de médicos com orientações para pais e mães de primeira viagem

Portal A Crítica
29/02/2020 às 22:06.
Atualizado em 10/03/2022 às 10:55

(Foto: Divulgação )

A Andreza Brandão está grávida pela primeira vez. Bem pertinho do nascimento da filha Lívia, ela e o marido vêm buscando informação para se prepararem do melhor jeito para o que vem por aí. “Eu estou sempre pesquisando muito, mas grávida sempre tem muita dúvida. Então conhecimento ajuda bastante”, diz a grávida de 8 meses.

Foi pensando em esclarecer essa avalanche de questionamentos que as gestantes costumam ter que um grupo de médicos montou uma roda de conversa. O evento foi realizado neste sábado (29), em um clínica na avenida Djalma Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a participação de ginecologistas, obstetras, pediatra e outros profissionais da área da saúde que atuam diretamente com a saúde da gestante e do recém-nascido.

“É um momento de extrema importância porque a gente consegue passar informações, detalhes, tirar a dúvidas dos pais e promove a prevenção e a gente consegue fazer um trabalho com muito mais motivação e carinho”, destaca Dra. Dorothea Serra, pediatra que participou da roda de conversa.

Entre os assuntos tratados no bate-papo, teve a importância do pré-natal para diagnosticar o risco da gestação, os tipos de parto e a novidade: a consulta com pediatra feita quando o bebê ainda está na barriga da mãe, a chamada consulta pediátrica pré-natal.

O destaque foi também para o assunto que sempre gera polêmica entre as grávidas: o que é melhor, parto normal ou parto cesárea? O ginecologista-obstetra Dr. Leonardo Gobira esclareceu que cada caso é único e o melhor parto é aquele seguro para a mãe e para o bebê. E ele enfatizou, o importante é que qualquer atendimento seja humanizado.

“Ainda existe um pensamento arcaico sobre o parto natural, o parto adequado, a humanização do parto. Então a gente vem trazendo uma proposta inovadora também com relação ao parto cirúrgico, o parto cesárea. A cesariana também pode ser humanizada, tem como ser feita de uma maneira integrativa também e pode também trazer um momento de nascimento especial pro casal e com segurança", disse o médico.  

O evento serviu para esclarecer as principais questões que envolvem o universo da maternidade, sendo um espaço de diálogo, troca de experiências e de democratização do conhecimento, com o objetivo principal de deixar as gestantes preparadas e orientadas, do jeito como a Joicy Souza ficou. “Eu aprendi muito como mãe de primeira viagem. Tirei todas as minhas dúvidas”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por