Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Dia Mundial sem Carro

Passeio ciclístico vai celebrar Dia Mundial sem Carro

Passeio da Ponta Negra ao Teatro Amazonas vai celebrar o Dia Mundial sem Carro e o Dia Internacional do turismo, em Manaus



1.jpg Primeiros 850 ciclistas que chegarem à Ponta Negra, concentração do evento, vão ganhar camisetas comemorativas
19/09/2013 às 11:50

Em comemoração ao “Dia Mundial Sem Carro”, 22 de setembro, a Comissão dos Ciclistas do Amazonas, com apoio a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), realizará no domingo o “Pedala Turismo”. O passeio ciclístico vai sair da Ponta Negra às 7h30 com destino ao Teatro Amazonas, no Centro, e deve reunir mais de 1.500 bikers.  O Dia Mundial Sem Carro foi criado pela Lei 1.247, em 11 de junho de 2008, por meio de projeto aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Além de fazer alusão à data, o Pedala Turismo também vai agregar outras duas datas comemorativas: o Dia Internacional do Turismo, 27 de setembro, e a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Com a ação, e envolvendo os grupos “Jungle Bike”, “Amigos do Pedal”, e a Amazonastur, o evento pretende estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, apresentar uma “válvula” anti-estresse e propõe às pessoas formas alternativas de mobilidade.



“O dia 22 de setembro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma e o Pedala Turismo tem essa proposta: que tal deixar pelo menos por um dia, ou por algumas horas, o seu veículo em casa e fazer uma caminhada, utilizar a bicicleta, ou ser adepto da carona solidária? Além de ser mais saudável, estaremos contribuindo com o meio ambiente”, comentou o titular da Semjel, Fabrício Lima.

Quem desejar participar do Pedala Turismo não precisa fazer inscrição.  Os primeiros 850 ciclistas vão ganhar camisetas, sendo 500 do ‘Pedala Turismo’ e 350 da ‘Semana Nacional do Trânsito’.

“Nosso objetivo é explorar de bike as belezas urbanas e naturais da cidade de Manaus, sem compromisso com performance. A ideia é permitir que qualquer pessoa, independente de seu preparo físico, possa partilhar desta aventura e  se sentir parte dos processos de mudança na cidade de Manaus”, disse um dos coordenadores do evento, Juliano Macanoni.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.