Publicidade
Manaus
Biketour

Projeto faz público pedalar e conhecer histórias e pontos turísticos de Manaus

Casarão de Ideias vai promover, domingo (23) e segunda-feira (24), um passeio de bicicleta pelos principais prédios do Centro Histórico. A bike e todos os equipamentos de segurança serão ofertados de graça 22/10/2016 às 07:00 - Atualizado em 22/10/2016 às 11:40
Show pedalando
Prédios históricos, como o IEA, serão visitados durante passeio e João Fernandes é um dos guias vão comandar o passeio que é de graça. Fotos: Bruno Bastos/Divulgação
Isabelle Valois Manaus (AM)

O ponto de cultura Casarão de Ideias promove, neste domingo (23) e segunda-feira (24), das 16h às 18h30, um projeto para marcar o aniversário de Manaus. A ideia é convidar os manauenses para conhecer os pontos turísticos da cidade por um  ângulo diferente: em cima de uma bicicleta e acompanhado de um guia turístico. E o melhor é que a “bike” e todos os equipamentos de segurança serão ofertados de graça.

Batizado de “Pedalando pela Manaus que se constrói”, o projeto do Casarão contará com 25 bicicletas e integrará a programação “Passo a Paço”, que ocorrem - domingo e segunda-feira - no Centro Histórico de Manaus em comemoração aos 347 anos da capital amazonense.

Serão cinco grupos de 25 pessoas que irão participar em cada dia do evento. A previsão é que cada grupo pedale três quilômetros pelo Centro Histórico. A primeira turma inicia às 16h e as demais turmas devem seguir com a programação até as 18h30.

Conforme o gestor do Casarão de Ideias, João Fernandes, o projeto irá conduzir o público pelos principais lugares histórico da capital, principalmente nos locais onde o próprio Casarão já abraça com o projeto “Lugares que o dia não me deixa ver”, onde os prédios históricos recebem uma iluminação diferenciada como meio de chamar a atenção do poder público para o patrimônio cultural edificado.

“Nossa ideia é realizar um meio de educação em cima desses patrimônios, qualificar o nosso Centro Histórico, apresentar as ações que estão sendo realizadas de revitalização e também apontando as questões necessárias que precisam ser resgatadas”, disse Fernandes.

Para o gestor, este será também um meio para se falar um pouco da história dos prédios. “Vamos apresentar uma nova alternativa para que a população possa conhecer a cidade e neste meio tempo realizar uma atividade física e até colaborar com a ideia de sustentabilidade, pois a pessoa que for participar verá como é possível deixar o carro em casa e adotar a bicicleta como meio de transporte”, explicou.

Cada pessoa que estiver utilizando uma das bicicletas do projeto receberá um rádio onde será repassado todas as informações sobre o passeio. Haverá batedores para garantir a segurança e o conforto dos participantes.

Novos apoios

O projeto tem apoio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e terá como guias, universitários do curso de Turismo. “Estamos em busca de outros apoiadores para dar continuidade ao projeto e espalhar esse novo meio de olhar Manaus por outro ângulo, conhecer as riquezas e reviver a história”, concluiu Fernandes.

Movimento de Bike promove abraço simbólico

Para aqueles que  são acostumados com as pedalas pelas ruas de Manaus,  um grupo de amigos, os  ‘Traíra de Bike’, realizam no domingo (23) a terceira edição do “Abraço de Manaus”, quando  ciclistas  irão  realizar um percurso circundando a cidade em um  abraço simbólico.

Como nos anos anteriores, o pedal terá início às 7h, no anfiteatro da Ponta Negra, Zona Oeste, onde também deve ser encerrado. O  percurso será de 78 quilômetros, passando pelas áreas periféricas da cidade.

Em virtude da distância a ser percorrida e do clima excessivamente quente nesta época do ano, os organizadores afirmam que a atividade não é recomendada para iniciantes. Os participantes devem levar consigo garrafas com água  para a hidratação e alimentos leves, como barras de cereais e frutas. Os equipamentos de segurança são recomendados, assim como, no mínimo, uma câmara reserva.  Outro item essencial é o uso de camisas de manga comprida, protetor solar e óculos de sol.

Publicidade
Publicidade