Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
LAZER

Passeio do Mindu é entregue à população e 'comida de rua' regulamentada

Além da infraestrutura, passeio apresenta um novo padrão de sinalização. Na ocasião, prefeito Artur Neto também apresentou decreto de regulamentação da atividade de comida de rua em áreas públicas



mindu.jpg Prefeito participou de reinauguração do passeio (Foto: Divulgação)
02/07/2016 às 11:31

Depois de receber obras de revitalização, o Passeio do Mindu, no Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, foi entregue à população ontem (2). Durante a reinauguração, o prefeito Artur Neto ainda lançou do decreto de regularização da comida de rua na cidade. 

Segundo a prefeitura, além das melhorias de infraestrutura, reformas e ampliações, a revitalização apresenta um novo padrão de sinalização, estimulando o bom uso de áreas públicas e a gentileza entre os usuários. Durante todo o trajeto da pista de caminhada, podem ser encontradas placas informativas convidando a população a colaborar com a limpeza, não jogar lixo no igarapé, praticar hábitos saudáveis, cuidar da hidratação, preservar a natureza, entre outras dicas.

O passeio ganhou, ainda, trechos para arte local, idealizados por um grupo de escritores de graffiti, levando a assinatura de Rodrigo Pot, Bonus, Odois, Ilovemagenta, Astro, Obys, Raiz e Rose. O trabalho valoriza itens regionais e deu um colorido extra no ambiente ao ar livre.

“Aqui temos uma área importante da cidade, agora revitalizada, valorizado imóveis e transformando a vida das pessoas. Temos o led, passarelas, áreas de passeio com perspectiva de quase dois quilômetros para caminhada e vamos ver as famílias vivendo intensamente nesse espaço. Com isso, é mais uma área que devolvemos à Manaus e para as famílias de bem que nela residem”, afirmou Artur Neto.

Investimentos

As obras de requalificação urbanística contaram com investimentos diretos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), que faz parte da estrutura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). A reforma vai proporcionar aos frequentadores novos espaços para a prática de atividades físicas e a ampliação de área de lazer, incluindo duas passarelas sobre o igarapé para pedestres e ciclistas, dois mirantes, duas quadras de esportes, banheiros e reforma dos quiosques de alimentação. Rampas, acessibilidade e calçamento foram melhorados no local e as vias laterais receberam reforma nas calçadas, meios-fios e sarjetas.

Toda a execução dos serviços foi feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e vai melhorar, ainda mais, a prática de atividade física, atraindo maior público ao espaço que já tem academia ao ar livre, playground e mobiliários.

 ‘Comida sobre Rodas’

Com a presença de empresários e empreendedores de food trucks e food bikes da cidade, a prefeitura apresentou o decreto que vai regulamentar a atividade de comida de rua com uso de veículos e similares em áreas públicas da cidade, a exemplo do que já ocorre em grandes capitais brasileiras e do mundo.

“Eu acredito muito nesse tipo de comércio. Acredito que ele faz parte da dinâmica das grandes metrópoles. Vai gerar muito dinheiro e ao fazermos esse rodízio nos bairros vamos fazer um belo trabalho e obter um belo resultado econômico para eles e também para a cidade”, destacou o prefeito.

A apresentação aconteceu durante o evento "Comida sobre Rodas", iniciativa que visa promover o bem-estar para famílias e frequentadores da área com entrada é aberta ao público.

Com o decreto, o comércio de alimentos em vias e áreas públicas, como largos, praças e parques municipais, por food trucks, carrinhos, food bikes e similares, passará a atender parâmetros fixados pelas secretárias responsáveis - Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Implurb -, sendo exercido a partir de permissão de uso, a título precário, oneroso, pessoal e intransferível, expedido pela administração pública.

Uma listagem de locais públicos para atender o decreto será feita mediante prévia divulgação, citando número e endereços passíveis de uso e disponíveis para concorrência entre os interessados. Pela lei, fica vedado o comércio de bebidas alcoólicas nos equipamentos citados.

*Com informações da assessoria de imprensa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.