Publicidade
Manaus
Manaus

Peça histórica da Ponte dos Bilhares continua quebrada após quase dois anos

A denúncia, que foi feita pelo arquiteto Humberto Barata Neto, deve ser verificada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seminf) 22/07/2013 às 08:46
Show 1
Humberto Barata ressalta que a danificação do elemento histórico compromete a identidade do local. O arquiteto chegou a procurar o Estado e Prefeitura, mas não foi atendido
Ana Celia Ossame ---

Há quase dois anos, um dos elementos da histórica Ponte dos Bilhares na Constantino Nery, foi quebrado após ser atingido por um caminhão e permanece assim até hoje. A denúncia foi feita pelo arquiteto Humberto Barata Neto, para chamar a atenção da importância da reconstituição da peça, construída em Arenito Manaus, pelo significado da obra.

“É interessante que se faça a recomposição do elemento utilizando-se a técnica conhecida como Anastilose, mencionada nas Cartas Patrimoniais, que orienta a reconstituição de um elemento arruinado com a utilização dos materiais construtivos originais desmembrados, mantendo assim a integridade física e histórica do elemento a ser reconstituído”, argumentou ao arquiteto, que na administração passada chegou a procurar a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado para pedir providências, mas não foi atendido.

Cuidados

Humberto Barata considera necessário que se tomem as devidas providências enquanto as partes originais ainda podem ser utilizadas. “Como é comum acontecer aqui em nossa cidade é capaz até da própria Prefeitura dar fim aos elementos originais por estarem obstruindo o canteiro central da via”, acrescentou ele, citando que o arenito também é conhecido como “pedra jacaré” era abundante nos rios e está nos muros do Teatro Amazonas, mas foi muito usado em guia de ruas como na Saldanha Marinho e em casas antigas localizadas no Centro da cidade.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seminf) informou que o órgão vai mandar verificar o problema e fazer um levantamento das providências necessárias. As providências para o conserto, no entanto, deverão ser incluídas numa próxima programação, já que há prioridades nesse período.

O Parque dos Bilhares, um dos dez logradouros públicos eleitos pela Prefeitura de Manaus como atrativos turísticos da Copa 2014. Ainda, de acordo com a Prefeitura de Manaus, o local recebe em média três mil visitantes a cada fim de semana e a expectativa é de que esse numero aumente ainda mais durante o período dos jogos. Uma das demandas é a iluminação.

Publicidade
Publicidade