Publicidade
Manaus
RELIGIÃO

Pentecostes 2017 estima atrair 100 mil fieis neste domingo, em Manaus

Com o tema ‘Vem Espírito Santo, com Maria, Cuidar da Amazônia!’, evento acontece no Sambódromo, Flores, na Zona Centro-Oeste 31/05/2017 às 22:48 - Atualizado em 01/06/2017 às 09:23
Show pentencostes0555
Imigrantes venezuelanos, que receberão parte das doações do evento, participaram da coletivaao lado do arcerbispo. Foto: Euzivaldo Queiroz
Isabelle Valois Manaus

Mais de 100 mil pessoas são esperadas para a festa de Pentecostes 2017, que ocorre neste domingo, no Centro de Convenções de Manaus - Sambódromo, Flores, Zona Centro-Oeste. A celebração faz parte do calendário cristão e celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo após 50 dias da Páscoa. Para os católicos, este é o dia no qual nasce a igreja e por isso é considerado uma das festa mais importantes do ano.

 Esta será a 21ª edição dos festejos em Manaus e tem como tema “Vem Espírito Santo, com Maria, Cuidar da Amazônia!”, reforçando a ideia da Campanha da Fraternidade (CF) vivida no período quaresmal (40 dias antes da Páscoa) que destinou uma reflexão para os biomas brasileiros e defesa da vida. De acordo com o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, padre Geraldo Bendaham, nesta edição, os quilos de alimentos não perecíveis que forem doados na entrada do centro de convenções serão compartilhados entre os venezuelanos acolhidos em Manaus e também as comunidade ribeirinhas que estão sendo afetadas com a subida das águas neste período de cheia.

“Além dessa ajuda, a Arquidiocese de Manaus, juntamente com a pastoral do imigrante chamaram uma média de 100 venezuelanos que irão realizar a limpeza no centro de convenções após a festa de Pentecostes. Estes receberão um valor simbólico pelo serviço, este será mais um meio de nós ajudarmos a esses irmãos necessitados”.

Conforme o coordenador pastoral, os portões do centro de convenções serão abertos às 14h para o público geral. “Estamos com uma programação bem recheada. Às 15h30 iniciamos a animação, seguido de uma homenagem dedicada aos 30 anos da pastoral da criança e a partir das 17h iniciaremos a nossa santa missa celebrada pelo nosso arcebispo de Manaus juntamente com todo o clero (padres) da igreja”, informou.

Antes da cerimônia a igreja irá homenagear a passagem dos 80 anos do bispo emérito (quando se  aposenta) dom Luiz Soares Vieira e também será feito a lançamento oficial da rádio Rio Mar como FM. “Depois daremos o início a celebração de Pentecostes e ao final teremos bandas”, reforçou o padre.

Dom Sérgio Castriani - Arcebispo de Manaus
Pentecostes é a festa do Espírito Santo que desce nos apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria sua mãe. É a festa de nascimento da igreja. O tema sempre tem como base a Campanha da Fraternidade. No caso deste ano, refletimos sobre os biomas brasileiros e a defesa da vida. Nós vivemos na Amazônia, um desses biomas criados por Deus. Então precisamos reforçar este cuidado da Amazônia e com isso vamos rezar o tema ‘Vem Espírito Santo, com Maria, cuidar da Amazônia’, um bioma tão rico, tão cheio de biodiversidade e tão imenso. É nossa obrigação cuidarmos dele e por isso, reforçamos essa ideia neste período de festa.

Igreja acolhe os venezuelanos
A mestre em engenharia química, Solange Blanco, 64, é uma dos imigrantes venezuelanos que tem recebido todo apoio da igreja por meio da Pastoral do Imigrante. Ela veio para Manaus junto com a família em busca de melhoria de vida, mas por enquanto tem encontrado todo apoio por meio da igreja.

“Era funcionária pública de uma das universidades da Venezuela. Nossa condição de vida só piorava e por conta disso, resolvemos buscar ajuda no Brasil. Não era possível mais comprar nada e nem sobreviver no país. Por enquanto ainda não consegui um emprego aqui em Manaus, mas estou em busca; por enquanto nossa família sobrevivi com o apoio que temos recebido pela igreja. Sou grata”

Publicidade
Publicidade