Sábado, 25 de Maio de 2019
Turistas estrangeiros ficam insatisfeitos com serviços de limpeza e segurança pública na Região Metropolitana de Manaus

Perfil do turista que visita a Região Metropolitana de Manaus é revelado em pesquisa

Na pesquisa elaborada pela Fecomércio, enquanto os turistas estrangeiros visitam a Região Metropolitana de Manaus, por questões naturais e culturais, os turistas nacionais viajam a negócios e a passeio



1.jpg
Pesquisa revela que turistas preferem visitar Manaus na alta temporada
18/01/2013 às 13:59

Os atrativos naturais e culturais foram os principais motivos relatados pelos turistas estrangeiros para visitar Manaus, conforme a Pesquisa Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus (RMM), divulgada nesta sexta-feira (18), pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM).

Já os turistas nacionais, revela o estudo, viajam por motivos de negócios e passeios. A pesquisa aponta ainda que, por outro lado, fatores como a limpeza pública, segurança pública, transporte público, asfaltamento e telecomunicações foram os que geraram maior insatisfação por parte dos turistas.

Os turistas entrevistados para os estudos foram aqueles que permaneceram mais de 24 horas na área que envolve toda a Região Metropolitana. A pesquisa foi formulada com o intuito de auxiliar na criação de estratégias para melhor receber o turista em Manaus. Para isso, foram entrevistados também 90 pessoas ligadas ao turismo no Amazonas.

Os dados foram coletados no mês de outubro com aplicação em novembro de 2012.

Na análise do grau de satisfação do turista nacional que visita a capital, foi observado que os cinco itens com maior nível de satisfação foram os atrativos naturais (100,0%), hospitalidade manauara (98,1%), gastronomia (97,1%), hospedagem (96,3%) e atrativos culturais (96,2%).

Em relação ao turista estrangeiro se destacaram os atrativos naturais (90,2%), hospitalidade manauara (90,2%), gastronomia (90,1%), hospedagem (89,9%) e guias e monitores (89,9%).

Por outro lado, limpeza pública (33,1%), segurança pública (32,1%), transporte público (28,8%), asfaltamento (26,2%) e telecomunicações (23,6%) foram os serviços que geraram a maior insatisfação por parte dos turistas estrangeiros.

Em relação ao turista nacional, o destaque negativo ficou por conta da limpeza pública (49,5%), transporte público (42,7%), asfaltamento (30,4%), segurança pública (25,4%) e telecomunicações (24,1%).

Retorno
De acordo com pesquisa, 51,5% dos turistas estrangeiros que estiveram em visitação à Manaus garantiram voltar à capital, enquanto que 81,6% dos turistas nacionais afirmaram o desejo de retorno à Manaus.

Questionados sobre quais as outras cidades do Amazonas que pretendiam visitar fora Manaus, a maioria dos turistas nacionais respondeu Presidente Figueiredo (70,0%). Já a maioria dos turistas estrangeiros escolheu Parintins (25,8%).

A pesquisa apontou ainda que, de maneira geral, a avaliação de Manaus foi satisfatória tanto na opinião do turista nacional, quanto do turista estrangeiro, com respectivamente 95,6% e 93,5%.

Consumo
A Pesquisa Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus (RMM) revelou que durante a visita a Manaus, a maioria dos turistas nacionais está disposta a gastar entre R$ 1.201,00 e R$ 1.800,00. Já os estrangeiros, estão dispostos a gastar mais de U$ 1.757,00.

Na análise da época em que o turista costuma viajar para Manaus, observou-se que a maioria tanto do turista nacional (93,5%), quanto de origem estrangeira (81,4%), escolhe a alta temporada.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.