Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
MEDIDA

Peritos do IML afirmam que corpos não serão periciados nesta quinta-feira (25)

Até o meio-dia, 12 corpos faltavam ser necropsiados. Apenas exames de corpo de delito estão sendo realizados pelos médicos legistas



IML_123_8AE9D7C3-55C8-42C2-AB0F-7A39A3D72545.JPG
Foto: Joana Queiroz
25/04/2019 às 13:35

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) afirmaram que nenhum corpo será periciado, nesta quinta-feira (25), por falta de condições legais para a realização da necropsia. Até o meio-dia, 12 corpos faltavam ser necropsiados.

Os médicos legistas estavam realizando apenas exames de corpo e delito. “Nós não estamos de greve, apenas queremos trabalhar dentro da legalidade”,  explicou o médico legista a um familiar.

Por conta do movimento dos peritos, os corpos de vítimas de homicídios foram removidos sem a presença de um perito para fazer a perícia do local do crime.

Michela Prado de Souza aguardava o corpo do irmão Leonardo, assassinado a tiros, no bairro da Betânia, e ainda não sabia que horas seria liberado. “Estamos aqui desde ontem e não sabemos que horas isso vai acontecer”, disse.

Começo da semana

Na última segunda-feira (22), os agentes do Departamento de Perícia Técnico Científica (DPTC) paralisaram as atividades, para cobrar melhores condições de trabalho e o pagamento da data-base referente aos anos de 2015 e 2018. A categoria se reuniu em assembleia em frente ao Instituto Médico Legal (IML), localizado na Zona Norte de Manaus.

A presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas, Viviane Pinto, informou que a paralisação começou às 8h. Segundo ela, os peritos deixaram de realizar todos os serviços, exceto dos corpos de delito em flagrante e em casos de estupros.

Os 170 agentes de perícia do Estado do Amazonas aderiram a paralisação para pedir melhorias de infraestrtutura do prédio do IML, que teve um diagnóstico negativo do Corpo de Bombeiros. Além disso, a categoria pede a modernização dos aparelhos e métodos utilizados na perícia.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.