Publicidade
Manaus
Manaus

Petistas entram com pedido de auditoria nas aplicações financeiras do Manausprev

A finalidade da ação é fazer uma varredura nas aplicações e apurar as responsabilidades pelo prejuízo estimado, inicialmente, em R$ 33 milhões do Fundo Único de Previdência 09/09/2013 às 10:48
Show 1
Câmara Municipal de Manaus fez audiência para discutir finanças do Manausprev
jornal a crítica ---

Três parlamentares do PT prometeram entrar nesta segunda-feira (9) com um pedido no Ministério da Previdência Social para que seja realizada uma auditoria nas aplicações financeiras do Fundo de Previdência do Município de Manaus (Manausprev) realizadas no período de 2009 a 2012. Disseram que vão dar entrada ao documento o vereador professor Bibiano, o deputado estadual José Ricardo Wendling e o deputado federal Francisco Praciano.

Segundo informação encaminhada pela assessoria dos parlamentares, Praciano será o portador do pedido de auditoria. Segundo Bibiano, a finalidade da ação é fazer uma varredura nas aplicações e apurar as responsabilidades pelo prejuízo estimado, inicialmente, em R$ 33 milhões do Fundo Único de Previdência. O assunto foi objeto de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) recentemente.

A aplicação dos recursos dos regimes próprios de previdência social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios devem seguir o estabelecido na Resolução nº 3.506, de 26 de outubro de 2007, do Conselho Monetário Nacional, tendo como princípios as condições de segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência.

“Há fortes indícios de que não foi realizado nenhum tipo de estudo para mensurar os riscos envolvidos, o que evidencia flagrante agressão às regras contidas na Resolução nº 3.506, e pode incidir em ato de improbidade administrativa, portanto, queremos que sejam apuradas as devidas responsabilidades”, disse o vereador.

O parlamentar solicitará ao Ministério da Previdência que, caso sejam comprovados indícios de irregularidade, o Ministério Público seja acionado.

Publicidade
Publicidade